07 Mitos Sobre A Liderança

1# Líder nasce líder

É muito comum ouvirmos que a liderança é algo de berço, muitas pessoas acreditam que o líder nasceu com certas habilidades que o diferenciam dos demais e acaba por colocá-lo em posições hierárquicas ou relacionais superiores aos demais. Mentiras apesar de diversas habilidades e valores sejam adquiridas já na primeira infância, diversas características da liderança podem ser desenvolvidas e lapidadas pelo indivíduo com o passar do tempo, assim a liderança não se resume a qualidades genéticas ou hereditárias, mas é uma mistura de criação familiar, convívio social e principalmente de escolha, muitos poderiam ser líderes, e por não ser fácil, optam por não assumirem essa responsabilidade.

2# Líder possuí altos cargos

Este é mais um erro que cometemos ao pensar num líder, altos cargos nem sempre são ocupados pelos líderes de uma organização, a melhor maneira de se encontrar um líder é observar a influência que ele exerce num grupo de pessoas, tanto as que estão hierarquicamente abaixo de sua posição, quanto aos que se encontram acima dele. A habilidade fundamental de um líder é o seu poder de influência, logo, liderança não se institui pelo cargo, mas sim pela autoridade que o líder exerce sobre o liderado.

3# Líder é extrovertido

Como já citado acima o pilar da liderança é a capacidade de influenciar, por isso nem sempre o Líder será o indivíduo mais extrovertido, um ótimo exemplo para essa questão é o de Mahatma Gandhi, introvertido, revolucionário e pacifista. O poder de suas ideias a valores sólidos inspiraram outros líderes como Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela, bem como toda uma nação.

4# Todo líder é um grande orador.

Mais do que saber falar o Líder deve ser um excelente ouvinte, é captando o maior número de informações e atendendo as necessidades e anseios de seus liderados que o líder se destaca dos demais, certamente que saber falar é mais do que soar palavras pomposas e bem articuladas como um mestre de cerimônias ou algo do tipo, e sim inspirar e ser compreendido por quem se deseja conduzir para o objetivo que pretende conquistar.
5# Fórmula de Liderar
Para exercer uma liderança assertiva não há nenhuma receita de bolo, manual de conduta, nem tão pouco uma fórmula mágica, porém um dos mandamentos da liderança é a habilidade de apresentar um comportamento situacional, um líder sabe que cada evento exige uma ação diferente de sua parte, e que a solução dada hoje para um determinado problema pode não ser a mais adequada amanhã, versatilidade é a chave para obter o maior número de resultados positivos diante de sua equipe.

6# Líder corrige em público e elogia em particular

Às vezes corrija em público e às vezes elogie em particular. Deve-se tomar muito cuidado para correção em público, porém em certas situações essa é a melhor maneira de gerar aprendizado no grupo, sem apontar culpados, o foco da conversa deve estar na solução, caso ela inda não exista a participação coletiva para encontrá-la será muito importante. Também o elogio nem sempre pode ser feito em público, pois é possível que isso gere ciúmes, inveja e até taxação de sua equipe sobre o elogiado (“Queridinho”), muito elogio pode ser visto como bajulação.

7# Líder tem servidores

Líder é o que mais serve, possivelmente não será o mais servido. O maior servidor de todos deve ser o líder, em questão de serviço ele se encontra na base da pirâmide, atendendo seus liderados, seus superiores, os clientes, os fornecedores, e todas as necessidades que se irão lhe apresentar. Servindo aumenta seu prestígio e autoridade e ao invés de criar servos estabelece parcerias.

Texto escrito por Leonardo Amorim

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.