10 erros comuns que um recém-formado pode cometer

Saiba o que fazer quando acabar a faculdade e for procurar um emprego

Depois que terminam a faculdade, muitos jovens ficam perdidos na hora de tomar algumas decisões e planejar seu futuro. A maioria dos recém-formados se equivoca quando pensam que já podem ser independentes e pagar todas as contas sem nenhum esforço. A conclusão do Ensino Superior é o momento ideal para procurar um novo emprego e economizar para investir no seu patrimônio no futuro.
Essa etapa da vida também serve para respirar e traçar com calma o rumo e a carreira que o jovem planeja seguir. É importante definir bem as metas e colocar todos os esforços na procura por uma vaga que te dê oportunidades de crescer profissionalmente.

1-Não viajar depois da faculdade

Quando você entrar para o mundo real, você terá pouco tempo para pensar em viajar ou aproveitar o tempo de folga. Agora que você acabou a faculdade, por que não tirar uns dias e sair da rotina? É claro que algumas pessoas não podem financiar uma viagem nessa etapa da vida, porém separe um tempo para descansar, nem que seja em um destino próximo.

2- Ficar sem plano de saúde

Andar por aí sem um plano de saúde não é uma boa ideia, principalmente quando você sai da faculdade e de alguma forma se torna independente. Há opções baratas e que não vai pesar no planejamento financeiro do recém-formado. A dica pode fazer com que você não se envolva em grandes dívidas caso precise de atendimento médico no futuro.

3- Se concentrar somente em procurar um emprego

Depois de terminar a faculdade, muitos recém-formados se concentram somente na busca pelo emprego ideal e acabam deixando de lado o aprendizado. Não adianta ficar esperando sentado pelas entrevistas de emprego. Aproveite o tempo livre e procure atualizar seu currículo com cursos de aperfeiçoamento e palestras.

5- Não se preparar para crescer na vaga de emprego

É comum que o recém-formado esteja tão concentrado em conseguir um novo emprego que quando começa a trabalhar acaba não cuidando de sua imagem. Parece óbvio, porém é importante ressaltar que o ambiente de trabalho muitas vezes é formal e roupas do cotidiano não combinam com a empresa.

6- Deixar de pagar as contas

Acumular dívidas e não conseguir pagá-las neste ponto da carreira é a pior coisa que um recém-formado pode fazer. Além de receber diversas ligações de pessoas cobrando, o jovem pode ter seu nome estampado nos principais órgãos de proteção ao crédito e não conseguir a liberação de um empréstimo ou financiamento no futuro.

7- Comprar ou financiar um carro novo
Você realmente precisa de um carro? Geralmente o transporte público de muitas cidades pode ser suficiente para um recém-formado se locomover no dia-a-dia.
Se não tiver alternativa, pense na hipótese de comprar um veículo usado. Depois de alguns anos você provavelmente vai estar bem posicionado em um emprego e terá a chance de comprar algo bem acima do esperado.

8- Pedir comida todas as noites
Gastar R$ 20 ou R$ 30 todos os dias pode aumentar drasticamente o seu orçamento, que muitas vezes é reduzido. A idéia não é deixar de pedir comida ou comer fora pelo resto da vida, porém estabeleça limites e procure se alimentar mais em casa.

9- Uma boa dica é cozinhar uma grande quantidade de refeições e congelá-las para facilitar o trabalho nas próximas vezes. Além disso, aprender a cozinhar e a fazer pratos diferentes também pode ser um diferencial na hora de chamar alguém pra jantar.

10- Esquecer de todos os bons aspectos da vida depois da faculdade
Às vezes o recém-formado se concentra tanto para conseguir um novo emprego e se dar bem que acaba esquecendo-se dos pontos bons da vida.
Além de ser o momento de se esforçar para crescer profissionalmente e pagar suas contas, a vida após a faculdade também deve ser aproveitada de outras maneiras. Não deixe de sair com os amigos, ir às festas, namorar, fazer o que gosta.

Tags: liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.