A Arte da Persuasão

Quando alguém alcança alta posição na vida é porque soube utilizar as forças da persuasão, qualidade esta adquirida ou inata, mas indispensável para quem quer ser Líder!

O individuo que domina os princípios básicos do convencimento consegue alcançar o sucesso, superando obstáculos e oposição, aproveitando e redirecionando forças adversas. Não importa quem você é ou o quanto sabe: para vencer precisa saber persuadir as pessoas. A esta persuasão chamaremos de “venda”, pois vender nada mais é que convencer, persuadir. Venda seus conhecimentos, sua personalidade, sua capacidade de execução e entrega. Venda Você!

Para que você consiga se vender, e’ necessário que você aplique alguns princípios para que possa alcançar o sucesso esperado.

Algumas premissas são fundamentais neste processo de autopromoção:
O primeiro Princípio, é o Princípio da Amizade. As pessoas gostam daqueles que gostam delas. Assim, para exercer influência sobre as pessoas, conquiste amizades, descubra semelhanças entre você e o outro e elogie sinceramente. Mas, fique atento: de nada vale um elogio sem sinceridade, pois as pessoas percebem quando o elogio não tem fundamento e não é sincero.

O segundo principio é o Princípio da Reciprocidade, ou seja, ação e reação, as pessoas têm uma forte tendência a dar o troco na mesma moeda. Assim,  as pessoas têm mais boa vontade em atender solicitações (favores, serviços, informações, concessões, etc.) de pessoas que antecipadamente as favoreceram de alguma forma.

Um outro principio seria o Princípio da Consistência.
As pessoas seguem e perseguem compromissos claros e consistentes. As pessoas apresentam forte tendência a ter mais boa vontade a seguir pessoas que tenham um compromisso já existente.

O quarto e’ o Princípio da Autoridade.  As pessoas identificam àquelas que tem o conhecimento e desta forma, tendem a ter mais boa vontade em seguir direções e recomendações de um comunicador no qual enxerguem uma autoridade reconhecida ou com um conhecimento significativo.

O outro princípio é o Princípio da Validação Social, ou seja, uma boa fonte de persuasão é mencionar situações já vividas e desta forma as pessoas terão maior boa vontade em executar uma ação recomendada se eles perceberem evidências de que algumas outras pessoas, especialmente os semelhantes, já estão executando.

E por fim temos o Princípio da Raridade.
As pessoas precisam mais daquilo que elas têm menos, que seja mais raro, maior escassez. Utilize de informações exclusivas, pois as pessoas julgam oportunidades e objetos mais atrativos na medida em que estes sejam mais escassos, raros, ou de baixa disponibilidade.

Faça uma reflexão e se questione se tem dado atenção a estes itens.
Este texto é somente uma fração de um tema tão amplo que é Liderança e capacidade de persuasão.

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