Ambiente de trabalho

Avanço nas relações interpessoais no ambiente de trabalho

Há muito, a área de Recursos Humanos deixou de ser um mero DP (Departamento Pessoal) para se tornar um agente de transformação na organização.

Há pouco tempo atrás, a área de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista. O que significa uma visão mecanicista? O empregado obedecia e executava as tarefas. Ao chefe era dado o controle centralizado das tarefas e das pessoas.

Atualmente o cenário é diferente! Vamos iniciar pelo nome dado aos funcionários ou empregados: atualmente são chamados de colaboradores. E, e os chefes, são chamados de Gestores.

Assim, a relação não é mais mecanicista: “eu mando e você obedece”! Atualmente existe uma relação de troca entre gestores e colaboradores. Os colaboradores são convidados a participar dos processos na organização desta forma existe a valorização do ser humano, em detrimento da visão antiga do sistema de obediência plena .

Além desta mudança clara de denominações e valorização na relação, vivemos na sociedade do conhecimento, onde o talento humano e suas capacidades são vistos como fatores competitivos no mercado de trabalho globalizado. Este talento e esta capacidade terão de ser vistos com outros olhos, tanto pelos gestores quanto pelos colaboradores, onde a inscrição nesta relação será a de colaboração e não de competição!

Tags: curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes liderança persuasão

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.