Quais condições poderão ser criadas a fim de promover a criatividade?

Quais condições poderão ser criadas a fim de promover a criatividade?

A questão não é simples de responder. Vamos pensar que existem algumas condições para que a Criatividade aconteça:

1. É preciso que tenhamos pessoas criativas.

2. Além disso, é preciso que o ambiente onde trabalhamos seja criativo.

3. Ainda é necessário que o processo de termos idéias seja criativo

4. E por último é preciso que desenvolvamos um produto criativo.

Propiciados pela linguagem fácil dos autores ou dos consultores, isso aparece com facilidade. Todos nós podemos ser criativos. Realizando os exercícios propostos poderemos facilmente comprovar. O ambiente é criativo, onde os bloqueios e regras, geralmente impostos pelas organizações ou pela sociedade, praticamente não existem. Os processos criativos são explicados com detalhes e, regra geral, consistem em termos uma explosão de ideias sobre uma determinada questão. Ao final, somos premiados com resultados surpreendentes. Os produtos são criativos. Os exemplos que são apresentados demonstram isso com clareza.

Ao voltarmos para o nosso dia a dia, deparamo-nos com condições que favorecem nossos bloqueios pessoais (continuamos achando que assim não dá). Os ambientes de trabalho não permitem que tenhamos condições de sermos livre para termos ideias. Temos que te-las sim, mas das 8 as 18 horas. Alguns processos criativos, que no seminário pareciam fantásticos, parecem ridículos frente a imensa gama de problemas que temos a resolver. Os produtos criativos que nos pedem são exatamente iguais aos de ontem, parecem ser cópia dos de hoje e provavelmente serão idênticos aos de amanhã. Enfim gostaríamos que o autor do livro ou aquele consultor trabalhasse no nosso lugar.

Minha resposta é que, logo depois da leitura do livro ou da participação no seminário, antes de sair dando murro em ponta de faca, ou ficar se lamentando, decepcionado pelo tempo perdido, faça a seguinte reflexão: POSSO CONSTRUIR UMA ESTRUTURA QUE FAVOREÇA A CRIATIVIDADE.

Construir uma estrutura para criatividade é:

– Buscar a pessoa criativa que existe dentro de cada um de nós. Praticando, errando e aprendendo, reaprendendo. Pessoas criativas são fluentes, tem muitas ideias. Tem flexibilidade e originalidade. Elaboram constantemente. São sensíveis. Buscam a liberdade com vigor e luta; toleram a possibilidade de ser isso, mas também aquilo. Aprendem a trabalhar em ambientes pouco ou sem nenhuma estruturação.

– Dimensionar um ambiente criativo que permita constantes desafios. Liberdade e suporte a ideias. Um local onde exista confiança e abertura. Dinamismo e vivacidade para podermos praticar. Um lugar onde a diversão e o bom humor imperem (aliás, nunca vi criatividade com pessoas mal humoradas ou sérias). Um local onde assumir riscos é aceitável e permitido. Onde tenhamos tempo para ideias, debates e conflitos.

– Escolher processos criativos que produzam uma grande quantidade de ideias, que permitam a suspensão de julgamentos, preconceitos e estereótipos, que propiciem a busca do novo, do extraordinário e do incomum e, que permita a construção em cima de i ideias.

– Criar um produto criativo para atender as necessidades do cliente. Encantá-lo com algo novo ou com uma adaptação É preciso conhecer o que realmente quer o seu cliente. (as vezes o seu cliente é você) Só assim teremos produtos criativos.

Fique atento com promessas de resultados em pouco tempo, em adquirir diferencial  competitivo, ou soluções mágicas. Criatividade é como musculação, os resultados costumam aparecer depois de um tempo de malhação, suor e cansaço. Podemos abreviar em muito o tempo que necessitamos para aprendermos sobre CRIATIVIDADE, mas lembre-se, a ilusão é prima em primeiro grau da frustração.

A Criatividade é uma mudança interna antes de externa. Ela faz bem as pessoas que a praticam e levam-nas a ter satisfação pessoal. Ela nos faz enxergar por outros olhos e de outras maneiras. Quando ela desperta anima toda uma maneira de ser, o desejo de inovar, de explorar novas formas de fazer as coisas, de transformar sonhos em realidade.

Texto adaptado pela HR Hunter

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.