5 dicas para construir uma boa imagem profissional nas redes sociais

5 dicas para construir uma boa imagem profissional nas redes sociais

 

         As mídias sociais como Facebook, Twitter e Google + vêm sendo utilizadas pelos mais diversos grupos e faixas etárias. No Brasil, por exemplo, apenas em 2012, mais de 29,7 milhões de usuários se registraram no Facebook, totalizando um número de usuários próximo aos 65 milhões.

 

         Saber construir uma boa imagem profissional nas redes sociais é importante, e passa por questões de como se portar, como e com quem interagir, e aproveitar o espaço para compartilhar conteúdo relevante para seus seguidores.

         Listamos 5 dicas essenciais apontadas por Marcos Morita (especialista em marketing e planejamento estratégico) e Fernando Montero Capella (diretor da Capella RH), e que podem colaborar para a construção de uma imagem profissional positiva, mesmo em um ambiente onde o foco é a exposição pessoal de informações:

1-Comunique seu progresso profissional

         Atualmente muitas redes sociais disponibilizam espaços para divulgação de feitos profissionais. Comunique suas promoções, conquistas ou mudanças de emprego a suas redes, mantendo-os atualizados de seu progresso profissional.

2-Publique conteúdo relevante

         Existem referências interessantes que podem colaborar com uma imagem positiva do profissional, como publicar artigos, vídeos, bibliografias relevantes, e também compartilhar links de matérias que possam auxiliar de alguma forma quem segue seu perfil. Isso demonstra espírito altruísta e que está antenado com o que acontece no mundo, especificamente na sua área de atuação.

3-Siga pessoas influenciadoras

         A interação com pessoas estratégicas e que tem renome no mercado é visto como algo positivo. Seguir profissionais de impacto na área de atuação causa boa impressão, além de denotar a imagem de alguém influente.

4-Tenha critérios nas publicações

         Evite postar quaisquer comentários que você teria vergonha de dizer em público, já que com a internet muitas vezes nossa censura tende a diminuir. O mesmo se aplica a fotos constrangedoras ou com dupla conotação.

5-Saiba onde interagir

         Tenha bom senso ao participar, moderar ou criar grupos cujo título ou teor esteja fora do padrão corporativo, tais como que incitem a violência, arruaça ou com teor racista também podem queimar o candidato.

Autor: Caio Lauer

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.