Dicas da HR Hunter: Consultoria de Recrutamento e Seleção no Rio de Janeiro

Guia de etiqueta corporativa para profissionais e candidatos

Muito já se falou, muito se pesquisou e muito se escreveu, mas…por incrível que pareça, muitas pessoas parece-me que nunca buscaram informações sobre este tema. Assim, nunca é demais falar mais uma vez sobre a vestimenta a ser usada nos processos de Recrutamento e Seleção e em reuniões de negócios.

Apresentações pessoais

  • Esquecer nomes é um problema comum. Para evitar situações embaraçosas, repita o nome da pessoa no início e no fim da frase. (Ana? É um prazer conhecê-la, Ana). Você pode ajudar outras pessoas a lembrar seu nome falando-o lenta e claramente.
  • Se você estiver em um evento onde todos usem crachás, coloque-o em seu ombro direito. Quando as pessoas o cumprimentarem, os olhos deles irão diretamente para o seu nome.
  • Apesar de algumas empresas de TI serem informais em relação à hierarquia, sempre faça as apresentações do mais júnior para o mais sênior. Sempre que fizer uma apresentação, conte uma informação marcante sobre aquela pessoa. Ajuda a iniciar a conversa.

 

Primeiras impressões

  • Comunique-se com todo o corpo: levante-se quando alguém entra na sala, faça contato visual, sorria, tenha um aperto de mão firme, sem esmagar os dedos da outra pessoa. Faça uma apresentação de 30 segundos sobre quem você é e o que você faz. Ouça a outra pessoa atentamente – não interrompa e não monopolize a conversa.

 

Aparência

  • Muito departamentos ou empresas são menos exigentes quanto ao vestuário de seus profissionais, que pode ser menos formal. Porém, essa informalidade não pode ser excessiva – espelhe-se nos gestores ou supervisores. As roupas não devem ser desbotadas, manchadas ou velhas. Ao participar de uma reunião com profissionais de outras áreas, vista-se adequadamente, de acordo com o estilo deles. Assim, todos se sentirão mais confortáveis.

 

Horários

  • Como os horários de trabalho podem variar, muitos profissionais podem trabalhar horas a mais em projetos especiais ou urgentes. Por isso, é importante balancear vida profissional e pessoal.

 

Celulares

  • Durante reuniões de negócios, coloque o celular no silencioso e deixe as ligações para serem recebidas pela caixa postal. Mesmo quando colocado no modo vibratório, o telefone pode fazer barulho, portanto, cheque se ele está totalmente silencioso. Se for um assunto urgente, desculpe-se com seus colegas e saia da sala. Ninguém precisa ouvir você falando ou escrevendo e-mails.

 

Texto adaptado pela HR Hunter

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.