Dicas da HR Hunter: Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro

Quem é você ? O que realmente quer ?

Quais emoções lhe influenciam? Como trabalhá-las ?  

O que impede seu potencial?

Responder a estas perguntas pode não ser tão simples quanto parece. Na maioria das vezes as pessoas respondem falando de características externas, como profissão, local de nascimento, estado civil, etc…

 

A dificuldade se dá pela distância entre a Essência (o que somos) e o Padrão de Comportamento (o que adotamos). Nos distanciamos do que realmente somos e adotamos um Padrão de Comportamento para sermos aceitos pela sociedade. Entretanto, adotar um Padrão de Comportamento implica abrir mão da criatividade e livre-arbítrio.

 

O trabalho com o Eneagrama faz com que o indivíduo reconheça o território do padrão de comportamento e recupere o contato com a essência, diminuindo a distância entre eles.

 

O Eneagrama constitui um valioso instrumento para as empresas melhorarem seu clima organizacional e relacionamento com os clientes.

 

 

                                               Nas Empresas                                                

 

O sucesso das empresas está relacionado ao êxito dos seus relacionamentos internos e externos. Dentro de uma única organização convivem muitas pessoas, cada uma com características próprias, com uma personalidade. Estas pessoas se relacionam entre si e também com outras organizações. Compreender as diversas personalidades existentes proporciona um melhor convívio.

 

Ex.: Um gerente saberia como motivar melhor cada uma das personalidades de sua equipe, e aproveitar as suas potencialidades específicas.

 

EXEMPLOS:

Identificar o que motiva e desmotiva as pessoas

Liderar pessoas é uma tarefa que exige conhecimento do ser humano. Através da compreensão das diferentes personalidades, um líder saberá como lidar com cada indivíduo de sua equipe, nas diversas situações.

 

Nosso trabalho com o Eneagrama visa clarear as distorções sobre liderança, como, por exemplo, quando alguém pensa: “eu trato todos de forma igual, portanto sou justo”. Também pretendemos corrigir a formação de equipes homogêneas, que não conseguem valorizar as diferenças entre os seus membros.


Eliminar conflitos 

É típico ouvir afirmações como “… desde que o João veio para a empresa que eu não fui com a cara dele…”, ou ainda “…se ele tivesse me pedido, mas não…”. Por não reconhecer os valores do outro, tendemos a exigir que ele se coloque no nosso lugar. O outro, por conseqüência, faz o mesmo. Esta é a base da maioria dos conflitos de relacionamento.

 

Quando conhecemos os 9 padrões de comportamento do Eneagrama, ampliamos nossa capacidade de reconhecer como o outro quer ser tratado e, principalmente, o que o perturba em uma relação. Nos conscientizamos de que o que é veneno para um é antídoto para outro, e que o “meu melhor” pode ser o pior para o outro.


Reconhecer o que limita o indivíduo, impedindo sua criatividade e iniciativa em grupo

Os 9 Vícios Emocionais são, ao mesmo tempo, motivadores e bloqueadores. Na relação entre membros de uma equipe, é comum encontrarmos dificuldades do grupo em reconhecer os maiores valores e dificuldades de cada membro, levando a uma invalidação daqueles que não atuam de forma considerada “adequada” pela maioria.

 

Certa vez, em um departamento de cobrança, encontramos uma equipe que desenvolvia as tarefas de análise de crédito, cálculo de cobrança e negociação. Um dos membros se identificava com as tarefas de análise e cálculo, e não com a negociação direta com o cliente. Já outro se identificava com a negociação. Trabalhando juntos, apresentaram melhor desempenho do que os colegas que trabalhavam isoladamente, além de melhorar sua relação com o trabalho.

Este é um simples exemplo de valorização das diferenças: ao invés de ficarmos exigindo o que falta, devemos aprender a olhar e valorizar o que se tem.


Fortalecer as relações entre membros da equipe, criando maior comprometimento

O trabalho com o Eneagrama revela a natureza de nosso comportamento, permitindo que nossas atitudes, pensamentos e sentimentos sejam melhor reconhecidos e respeitados.

 

Estar nos sapatos do outro começa a ser real, pois conseguimos nos despir dos nossos para poder entender o outro com seus valores e dificuldades. Um respeito mútuo emerge naturalmente quando compreendemos as razões do comportamento do outro.


Auxiliar no processo de seleção 

O trabalho com o Eneagrama auxilia o profissional que trabalha na seleção de pessoal a eleger as características necessárias à função e como identificá-las nos candidatos.

 

Além disso, o Instituto oferece, aos participantes do programa, um questionário que pode ser utilizado como ferramenta auxiliar no processo de seleção.


Conhecer melhor o cliente e solidificar a relação nas vendas.

Um participante de nosso programa relatou que, após identificar o padrão de comportamento de alguns clientes, compreendeu por que tinha tanta dificuldade em continuar atendendo-os. Nosso padrão de comportamento manifesta características que podem agradar a muitos, mas que nem sempre agradam a todos. Identificando os elementos que estressam os outros, ampliamos a nossa capacidade de lidar com os mais diferentes padrões.

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.