Dicas de Recrutamento e Seleção – Preparação Técnica ou Bagagem

Dicas de Recrutamento e Seleção – Preparação Técnica ou Bagagem

O que é mais importante na escolha do candidato no processo de Recrutamento e Seleção: a preparação técnica ou o as Competências de Bagagem?

Quando uma empresa busca um profissional no mercado e contrata uma Consultoria de Recrutamento e Seleção, define quais serão as competências técnicas e as chamadas competências comportamentais que aqui estamos chamando de Competências de Bagagem.

Para chegar a esta conclusão, é necessário que façamos uma análise mais detalhada dos fatores que mais interferem na qualidade dos serviços prestados pelas pessoas. Alguns dirão que o conhecimento técnico é vital para que se possa dar o melhor atendimento, solucionando as necessidades de pessoas e clientes. Outros dirão que fatores comportamentais são vitais e que fazem toda a diferença. A resposta ideal talvez fosse um equilíbrio entre conhecimento e comportamento. Porém, se precisássemos eleger um deles como o que causa maior impacto, conquistando ou afastando clientes, certamente escolheríamos os fatores comportamentais. As chamadas Competências de Bagagem.

As empresas no entanto, buscam para a contratação profissionais que saibam executar as tarefas técnicas e que de preferência nem precisem passar por treinamentos. O que fazer então nestas situações? O mais indicado é que a Consultoria de Recrutamento e Seleção tenha uma equipe treinada a avaliar as Competências de Bagagem dos candidatos com maestria, seja através de uma Entrevista por Competências associada a uma avaliação de perfil e ainda uma análise grafológica.

A Equipe da HR Hunter recebe constantes treinamentos e busca sempre novas ferramentas de avaliação validadas pelo mercado a fim de atender a esta exigência do mercado.

Texto de Patricia Ventura

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.