Retendo e atraindo talentos

Outras formas de reter e atrair os talentos nos processos de Recrutamento e Seleção, muitas empresas estão atentas a ações que melhorem a qualidade de vida do funcionário, não focando somente nas compensações financeiras.

 

Temos empresas  como o Google por exemplo e atualmente dezenas de outras empresas que promovem um espaço lounge, sessões de shiatsu, massagens, descanso, breves cochilos visando às necessidades pessoais. Estudos já mapearam o funcionamento do organismo das pessoas e baseado nestes estudos, as pessoas buscam o que mais se adapta a sua realidade orgânica. Algumas pessoas pela manhã apresentam grande dificuldade de iniciar o dia e no fim do dia estão explodindo de energia e criatividade. Claro que todas estas questões precisam ser adaptadas ao mundo corporativo, atendendo as exigências de fusos horários e a globalização das empresas e dos negócios.

 

Em algumas empresas onde a predominância era feminina e jovens mães, a necessidade surgiu em que elas conseguissem sair da empresa no horário estipulado para que pudessem buscar seus filhos na escola. Resultado? A companhia criou uma política para administrar o horário das reuniões, para que nunca acabassem depois das 17h30. Assim, esta mãe que precisa buscar seu filho na escola ou quer jantar com a família pensa duas vezes antes de trocar de emprego. Nesta caso não houve uma solicitação de massagem ou espaço lounge para descansar e sim a oportunidade de poder ficar mais tempo com as família.

 

Sempre, o mais importante de tudo ao se analisar qual ou quais benefícios deverão ser oferecidos aos colaboradores é ouvir as pessoas que estão no dia a dia na empresa. afinal, este é o princípio básico da Qualidade: ouvir aqueles que estão vivendo as situações diárias. Assim, a questão de Qualidade de Vida transforma-se na verdade em Gestão da Qualidade.

 

Texto escrito por Patrícia Ventura

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.