ANTES DE FAZER O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE UM ESTAGIÁRIO, A EMPRESA DEVE PREPARAR UM PROGRAMA DE ATIVIDADES QUE SEJA COMPATÍVEIS COM O CURSO DE ESTUDANTE, TENDO COMO PREMISSA OFERECER O APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.
Este mapeamento pode ser realizado pelo departamento de recursos humanos da empresa ou por instituições especializadas na contratação e oferta de vagas regulares para estagiários. Atualmente a HR Hunter disponibiliza uma área da Consultoria para fazer a ponte entre quem quer contratar e quem está disponível, além de oferecer apoio na seleção, na documentação e na administração do estágio.
Como oferecer novas vagas?
Confira as dicas e os procedimentos sobre como estruturar um bom programa de estágios, de acordo com a gerente de treinamento da Nube, Carmen Alonso.
- Horário de estágio – deve estar em consonância com o horário escolar. O artigo 10 da nova lei de estágio 11.788, de 25 de setembro de 2008, define a carga horária máxima para estágio em seis horas por dia e 30 horas semanais, para estudantes de ensino superior, médio técnico e médio regular.
- O conteúdo programático do curso do estagiário deve ser compatível com as atividades a serem desenvolvidas na empresa.
- Considere o calendário escolar do estudante – geralmente semestral – para definir a complexidade das atividades a serem delegadas.
- Segundo o inciso I do Art. 3º da lei 11.788, é fundamental acompanhar se ele está matriculado e frequentando regularmente o curso. Para facilitar esse acompanhamento, o inciso IV, do Art. 7º da lei define a obrigatoriedade da “apresentação periódica, em prazo não superior a 6 (seis) meses, de relatório das atividades”.
A procura
A empresa pode avaliar amostras de comportamento do candidato por meio de dinâmicas de grupo e entrevistas, lembrando que para cada cargo, há diferentes competências a serem apresentadas pelo candidato.
São diferenciais, mesmo entre os estagiários, as competências comportamentais como pró-atividade, inteligência emocional, boa comunicação e relacionamento interpessoal, além de conhecimento técnico, informática e idiomas, inclusive o bom domínio da língua portuguesa.
Um bom canal tanto para a divulgação quanto para a seleção desses candidatos tem sido as redes sociais. Para Carmen, divulgar na web tem um alcance viral.
“Além dos tradicionais anúncios em instituições de ensino, sites de busca e a contratação por empresas de consultoria, as redes sociais têm papel fundamental na construção da imagem da empresa e, consequentemente, na atratividade para este público”, conclui.