Diferença entre Recrutamento e Seleção.

Qual é a diferença entre Recrutamento e Seleção?

Recrutamento: é um sistema de informações que visa atrair candidatos potencialmente qualificados, dos quais serão selecionados futuros funcionários da organização. Trata-se de um trabalho de pesquisa junto às fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas. Existem tipos de Recrutamento:

Recrutamento Interno: Acontece dentro da empresa. Ele costuma envolver: Transferências, Promoções, Promoções com transferências, Programas de Desenvolvimento Pessoal e Plano de Carreira. O recrutamento dentro da empresa evita despesas com anúncios, honorários com agências de emprego, etc.
Recrutamento Externo: Acontece fora da empresa. A empresa traz “sangue novo” e experiências novas, mantendo-se atualizada em relação às práticas adotadas pelas demais organizações. No entanto, é um processo mais caro, pois envolve despesas com anúncios, honorários de agencias de recrutamento etc. São fontes de Recrutamento Externo: Cadastro de Currículos, Anuncio de jornal, Cartazes e panfletos, Agencia de empregos, etc.

Seleção: é a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, a escolha, entre os candidatos recrutados, dos mais adequados aos cargos existentes, com o objetivo de manter ou aumentar, tanto a produtividade quanto os resultados. Visa proporcionar a adequação do homem ao cargo e a eficiência do homem no cargo.

Enquanto o Recrutamento é um processo de coleta de informações, a Seleção é um processo de comparação e decisão:
Comparação entre: requisitos que o cargo exige de seu ocupante; e perfil das características dos candidatos.
Decisão: situação em que é feita a escolha final pelo requisitante.

Escrito por: Francisco Lacombe

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.