Entrevista de emprego: um momento decisivo no processo de Recrutamento e Seleção

Entrevista de emprego: um momento decisivo no processo de Recrutamento e Seleção

A entrevista de emprego é um momento decisivo para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Ela costuma causar medo em muitos candidatos que, muitas vezes, não conseguem se sair bem devido à ansiedade.

Na realidade, a entrevista não é um “bicho de sete cabeças”. Ela é, na verdade, uma grande oportunidade de mostrar o profissional que você é, suas habilidades e suas competências e, ainda, os diferenciais competitivos que te fazem sobressair perante outros concorrentes à vaga em questão.

Para ajudar a passar por esta etapa com mais tranquilidade, confira algumas dicas:

Prepare-se

A primeira dica para se dar bem ao participar de uma seleção é a preparação. Estude a empresa, sua história, o mercado, sua missão e seus valores. Isso demonstrará seu interesse pela organização diante do entrevistador.

Outra dica que pode ajudar é treinar sua entrevista antes, seja com uma pessoa próxima e, até mesmo, em frente ao espelho. Você pode preparar-se pensando em todos os seus pontos positivos, de melhoria, habilidades e talentos que, com certeza, serão abordados durante o processo seletivo.

Confiança é tudo

Mesmo os melhores profissionais podem não se dar bem em uma entrevista devido ao nervosismo. Por isso, a confiança é fundamental. Confie em você mesmo e em seu potencial.

O medo é normal, ele sempre vai existir. O que não pode acontecer é você deixar que ele o domine ao ponto de te prejudicar.

Cuidado com a comunicação

Tome cuidado com a maneira de se portar diante do entrevistador. Comporte-se adequadamente, evite movimentar-se demais, pois isso demonstra nervosismo.
Procure falar corretamente e evite gírias. Uma das habilidades mais almejadas pelas organizações é a comunicação. Por isso, fique atento.

Se vista adequadamente

Outro quesito essencial em uma entrevista de emprego é a vestimenta. Ela pode ser fundamental na escolha final de um candidato, por exemplo. Se vista adequadamente, opte por trajes mais sóbrios e evite chamar atenção. Lembre-se que a vestimenta pode revelar muito sobre a sua personalidade.

Texto escrito por: José Roberto Marques

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.