Funcionário do mês: uma via de mão dupla

Premiar internamente o funcionário que mais se dedicou em uma empresa. Este é o principal objetivo do funcionário do mês aplicado em muitas empresas de Santo Antônio de Jesus e que vem gerando benefícios tanto para os colaboradores como para as empresas adeptas.

Há dois anos, o projeto foi iniciado na rede de Lojas Impakto´s Bijuterias de Santo Antônio de Jesus com o intuito de prestigiar e incentivar o corpo de colaboradores no setor de vendas e isso vem influenciando na produtividade do grupo. De acordo com Fernando dos Santos, responsável pela rede, a escolha do funcionário é feita pela diretoria da empresa e os prêmios mudam a cada mês, de acordo com o percentual de vendas em um determinado produto.

 

No Hospital INCAR a escolha do funcionário do mês contempla também o estagiário que mais se destacou no período e já acontece há um ano. Segundo a Gerente Jamile de Oliveira o projeto vem ajudando a melhorar o clima organizacional entre os colaboradores, tornando o ambiente mais humano. A eleição do funcionário e do estagiário do mês é feita pelos coordenadores de área e sempre é motivo de alegria: “O retorno é sempre positivo. Os funcionários se sentem prestigiados e ficam felizes em ter o seu trabalho reconhecido”, afirma Jamile.  O projeto foi criado no hospital com um intuito de promover um incentivo profissional e os próprios colaboradores elegeram por forma de votação a espécie de prêmio que seria oferecido.

 

Na Loja Santo Antônio, a escolha do funcionário do mês é feita pelos próprios colaboradores e foi implantada há pouco tempo, no mês de setembro. Dos 200 funcionários, quase 150 participaram da primeira votação, uma grande adesão para o início do projeto para Ana Carla Santos Nunes e Elaine Santos dos Santos, setor de Recursos Humanos da Loja Santo Antônio. “A ganhadora ficou muito feliz e tão emocionada que saiu pulando. Imagina o que é dentro de um universo deste de colaboradores você ser a mais votada? Ela foi aplaudida de pé por todos, foi muito emocionante. No outro dia ela era só sorriso, agradecendo a todo mundo”, disse Ana Carla. O setor de RH afirmou que a novidade gerou um retorno em clima organizacional e produtividade da equipe perceptível logo após a escolha, o que indica a continuidade do funcionário do mês por muito tempo: “Acho que o funcionário do mês é tão bom para a empresa como é para o colaborador”, finaliza Ana Carla.

 

Nas Entidades Empresariais o programa de funcionário do mês foi retomado em maio de 2011em decorrência do Planejamento Estratégico e vem obtendo excelentes resultados entre a equipe. A escolha é feita pelos coordenadores e gerência através de um formulário de pontuação para diversos critérios como assiduidade, comprometimento, relação interpessoal, entre outros. Danille Araújo, subgerente do Espaço Empresarial afirma que boa parte da equipe já internalizou o programa e vem respondendo com um aumento de produtividade muito interessante.

 

 Texto escrito por Aloma Brito

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.