História e tendências do Coaching

História e tendências do Coaching

    O Coaching é um poderoso método de desenvolvimento humano que visa o alcance de resultados. É um processo que, aliado a diversos conhecimentos, ferramentas e técnicas de ciências como a psicologia, administração, gestão de pessoas, sociologia, antropologia, neurociência, entre outras, produz mudanças significativas e duradouras na pessoa envolvida no processo.

    A palavra Coaching, de origem inglesa, foi ouvida pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. Seus condutores eram chamados de Coacher. Em 1830, o mesmo termo foi usado para nomear professores e mestres de universidades que auxiliavam os estudantes na preparação de testes.

    Apenas em 1950, o termo foi usado como uma habilidade de gerenciamento de pessoas, onde foram introduzidas as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano. Nesse período já se valorizava as competências e a melhoria do indivíduo e o Coach era o responsável por esse treinamento e aperfeiçoamento.

    Atualmente, o Coaching é bastante utilizado no desenvolvimento pessoal e aplicado em gestão de pessoas. Ele visa atingir objetivos,desenvolver habilidades, aprimorar competências e promover resultados extraordinários.

    Para a vida profissional, o Coaching é fundamental, pois ajuda a desenvolver e fortalecer o comportamento para uma liderança mais efetiva e amplia a visão de profissionais, líderes, executivos e gestores para o mercado. Além disso, o processo aumenta a motivação e a produtividade, facilitando sua interação com a equipe e melhorando a comunicação.

Coach – uma nova carreira em ascensão

Para se tornar um Coach – profissional especializado em Coaching – é necessário ter a Formação e Certificação Internacional Profissional & Self Coaching. Com essa formação, o profissional estará habilitado a atuar como Coach, assessorar e direcionar seus clientes (coachees) na busca pela realização de seus sonhos e objetivos.

   Entre os variados nichos de Coaching estão o Coaching de carreira, Coaching financeiro, Coaching educacional, Coaching esportivo, Coaching empresarial, Coaching para emagrecimento, Coaching Pessoal, entre muitos outros que podem ser aplicados em qualquer contexto da vida pessoal e profissional do indivíduo.

    Muitas organizações já têm investido neste poderoso processo para desenvolver e qualificar seus colaboradores para que, assim, alcancem resultados cada vez mais satisfatórios. Este diferencial é extremamente importante para todos que buscam e almejam o sucesso.

Fonte:www.ibccoaching.com.br

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.