Liderança a necessidade de lealdade e comprometimento

LIDERANÇA A NECESSIDADE DE LEALDADE E COMPROMETIMENTO

 

Para o empregado de hoje, ter sucesso significa alcançar a realização pessoal, social e financeira – ser interdependente, contribuir na solução de problemas, encontrar desafios e atingir metas. As pessoas querem sentir que seus esforços são valorizados e que seu trabalho é o diferencial que contribui para o sucesso da empresa que trabalha.

O líder de hoje pode-se perguntar: Quais as habilidades essenciais que preciso ter para obter lealdade e comprometimento da minha equipe? Como posso ser ainda mais útil com cada pessoa do meu time?

Responderei essas questões adiante com a intenção de contribuir e estimular seu pensamento e ação para que desenvolva as habilidades necessárias para adotar comportamentos de liderança que almeja o desenvolvimento de comprometimento.

A fim de conquistar o comprometimento da sua equipe, você precisa ser o tipo de líder que inspira – e não exige – respeito e confiança. Cada pessoa da sua equipe compromete-se quando é tratada como se fizesse parte da equipe – quando ela sabe que a sua contribuição é importante. Quando a pessoa percebe que é considerada, compreendida e reconhecida, a sua percepção de comprometimento cresce. Um líder que forma outros lideres ensina que são seis passos que criam condições para o desenvolvimento da lealdade e do comprometimento: PASSO UM – Comunicação Franca e Aberta

 A comunicação franca e aberta implica em fornecer informações oportunas e confiáveis em

 todas as suas interações com os seus colaboradores. Em especial, o colaborador precisa saber

 para onde a organização está indo, qual é a missão da organização e como a atividade que ele

 exerce contribui para o sucesso como um todo. Quando você estabelece um canal de      comunicação franco e aberto com o seu Colaborador, você está demonstrando respeitá-lo   como ser humano; ele, por sua vez estará mais disposto a empenhar-se para conquistar as metas da organização.

PASSO DOIS – Envolvimento/Potencialização dos seus Colaboradores

Se o Colaborador tem abertura para opinar sobre o trabalho que ele está desenvolvendo dentro da organização, se suas idéias são ouvidas com atenção e se a sua participação é solicitada desde o início dos projetos, o seu sentimento de comprometimento aumentará. Incluir o colaborador no processo de resolução de problemas satisfaz a sua necessidade de fazer contribuições criativas e ajuda a garantir o sucesso da organização.

PASSO TRÊS – Desenvolvimento Profissional e Pessoal dos seus Colaboradores

Quando o colaborador é encorajado a crescer como pessoa e a desenvolver as suas potencialidades, ele sente maior comprometimento com a organização e mais entusiasmo com a perspectiva de oportunidades futuras. Ajudar a pessoa a estabelecer um elo entre as suas aspirações e as metas de sua organização, ajuda a criar um conjunto de lealdades que se reforçam mutuamente. Envolver-se sinceramente com cada colaborador, como indivíduo, cria um forte laço de confiança mútua.


PASSO QUATRO – Demonstrar o Reconhecimento

Se a atuação do Colaborador é aprovada, elogiada e reconhecida, ele será cooperativo e comprometido. De acordo com estudos, a natureza do ser humano fará com que ele permaneça no mesmo lugar a fim de receber mais atenção e, além disso, ele mudará se for o caso, e desenvolverá potencialidades latentes com o objetivo de receber mais aprovação.

PASSO CINCO – Lidere com Ética e Imparcialidade

“De maneira geral”, afirmou o Dr. Albert Schweitzer, “podemos dizer que ética é o nome que damos ao nosso desejo de lidar com comportamentos corretos”. Sentimos uma obrigação de considerar não somente o nosso bem estar pessoal, mas também o bem estar de toda a sociedade humana. Quando as suas interações com os demais membros da equipe de trabalho são imparciais e corretas do ponto de vista ético, você está demonstrando o quanto se importa com eles. Um empregado tem orgulho de pertencer a uma organização que demonstra ter preocupação ética com eles e com a sociedade em geral. Essa demonstração de preocupação por parte da organização inspira a formação de laços e o comprometimento dos empregados.

PASSO SEIS – Promova o Bem Estar no Ambiente de Trabalho

Ao promover o bem estar, você está cuidando do seu mais valioso recurso: o seu empregado. Hoje em dia, um número cada vez maior de pessoas estão preocupadas com a sua saúde e o seu bem estar físico e emocional. A maioria dos empregados de hoje tem saúde e boa forma entre as suas prioridades mais importantes. Reconhecer a importância destas prioridades e atendê-las através da elaboração de planos especiais é uma ação que valida as necessidades do empregado. O empregado que se sente valorizado por seu empregador, provavelmente responderá à altura e aumentará o seu sentimento de lealdade e de comportamento.

Caro leitor pense e identifique de que maneira você vem utilizando esses comportamentos. Determine a sua situação atual e quais melhorias deverão ser implementadas. Envolva a sua equipe se considerar necessário. Estudos comprovam que, se o sentimento de comprometimento for grande, a empresa é beneficiada de diversas maneiras, dentre as quais estão: padrão de qualidade elevado, desempenho elevado, baixa rotatividade, moral elevado, espírito de trabalho em Equipe. Todos ganham com a excelência em liderança.

Texto escrito por: Marco Antonio Lampoglia

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.