O desenvolvimento profissional nas empresas

Toda organização que alcança seu sucesso não abre mão de duas coisas: uma gestão profissionalizada e desenvolvimento dos seus profissionais.

Hoje, o ambiente das organizações está vivendo um momento delicado devido ao medo de um apagão de profissionais provocado pelos gargalos na educação, que não consegue formar mão de obra qualificada na quantidade que o mercado demanda. Para isso, as empresas terão que contribuir ainda mais na formação dessa mão de obra.

Na atualidade não existe nenhuma organização excelente, pois excelência vem do trabalho e comprometimento das pessoas e essas estão continuamente em evolução. Nenhuma organização está segura, pois o desafio de renovações são constantes e acontecem com maior frequência do que imaginávamos.

Para minimizarmos esse impacto as empresas terão que repensar o seu negócio partindo da estruturação da sua política básica: Missão, Visão e Valores. Esse é o primeiro passo para iniciar qualquer tipo de projeto na empresa.

A política básica deve ser claramente compreendida, aceita e apoiada pelos colaboradores da organização.

O plano de desenvolvimento profissional, que terá uma grande contribuição da área de RH, deverá seguir as seguintes etapas:

1 – Identificar competências profissionais e pessoais para curto e longo prazos baseado na sua missão, visão, estratégia, políticas e objetivos;

2 – Identificar competências atualmente disponíveis na organização;

3 – Identificar lacunas entre o que está disponível, o que é necessário no momento e poderá ser no futuro;

4 – Implementar ações para melhorar e/ou adquirir competências;

5 – Avaliar a eficácia;

6 – Manter as competências adquiridas.

Toda organização que mantiver um plano de desenvolvimento profissional certamente terá grandes realizações com seus negócios.

Texto escrito por Alessandro Natal

 

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.