O que a Pesquisa de Clima Organizacional busca estudar?
É importante que a pesquisa de clima organizacional aborde questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:
O trabalho em si – com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, ao horário, à distribuição, à suficiência de pessoal etc.
Integração setorial e interpessoal – avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre as pessoas e os diversos departamentos da empresa.
Salário – analisa a existência de eventuais distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos por outras empresas.
Estilo gerencial – aponta o grau de satisfação das pessoas com a sua chefia imediata, analisando a gestão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento etc.
Comunicação – busca o conhecimento que as pessoas têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação etc.
Desenvolvimento profissional – avalia as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece.
Imagem da empresa – procura conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa.
Processo decisório – esta variável revela uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.
Benefícios – apura o grau de satisfação com relação aos diferentes benefícios oferecidos pela empresa.
Condições físicas do trabalho – verifica a qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
Trabalho em equipe – mede algumas formas de participação na gestão da empresa.
Orientação para resultados – verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que as pessoas se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.
Texto escrito por: Washington Sorio