O que a Pesquisa de Clima Organizacional busca estudar?

O que a Pesquisa de Clima Organizacional busca estudar?

    É importante que a pesquisa de clima organizacional aborde questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:

    O trabalho em si – com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, ao horário, à distribuição, à suficiência de pessoal etc.

    Integração setorial e interpessoal – avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre as pessoas e os diversos departamentos da empresa.

    Salário – analisa a existência de eventuais distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos por outras empresas.

    Estilo gerencial – aponta o grau de satisfação das pessoas com a sua chefia imediata, analisando a gestão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento etc.

    Comunicação – busca o conhecimento que as pessoas têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação etc.

    Desenvolvimento profissional – avalia as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece.

    Imagem da empresa – procura conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa.

    Processo decisório – esta variável revela uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.

    Benefícios – apura o grau de satisfação com relação aos diferentes benefícios oferecidos pela empresa.

    Condições físicas do trabalho – verifica a qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

    Trabalho em equipe – mede algumas formas de participação na gestão da empresa.

    Orientação para resultados – verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que as pessoas se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.

Texto escrito por: Washington Sorio

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.