O que é um Plano de Cargos e Salários?
Nenhuma gestão de Recursos Humanos pode desprezar a implantação e a administração de cargos e salários.
A definição de Cargos e Salários estabelecerá uma política salarial eficaz que permitirá a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos; assim como subsidiará o desenvolvimento do plano de carreiras.
Mas poderíamos listar outros objetivos, como:
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Produzir elementos para uma eventual reclamação trabalhista, por equiparação salarial, quanto à diferença salarial existente entre um empregado e outro.
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Diagnosticar e prevenir insatisfações salariais, em função de desníveis históricos dentro da organização.
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Comprometer os funcionários com as mudanças organizacionais, possibilitando a estes aspirarem a promoções, de acordo com suas aptidões, etc.
Conceitos preliminares:
Cargo é um conjunto de funções semelhantes, na maioria dos aspectos mais importantes das tarefas que as compõem.
Exemplo: Almoxarife.
Salário é o conjunto de remuneração básica atribuída a determinado cargo.
Exemplo: Valor do salário-base: R$ 1.000,00. Antecipação da data-base da categoria: R$ 200,00. Total do salário: R$ 1.200,00.
Função é um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a uma pessoa.
Exemplo: controlar e registrar o movimento de materiais.
Tarefa é um conjunto de procedimentos que requer o esforço humano, seja mental ou físico, para determinado fim.
Exemplo: classificar mercadorias no estoque, de acordo com sua natureza e origem.
Fonte: www.portaldeauditoria.com.br