Os 10 mandamentos para se aplicar bem uma Pesquisa de Clima Organizacional

Os 10 mandamentos para se aplicar bem uma Pesquisa de Clima Organizacional

     Se você vai conduzir uma Pesquisa de Clima em sua empresa, pela primeira vez, sem o auxílio de uma consultoria especializada, vale a pena observar os 10 mandamentos abaixo:

1. Obtenha o patrocínio da alta direção da empresa.

Certifique-se de garantir o apoio dos administradores da empresa antes de começar a preparar seu estudo. Sem ele, sua pesquisa vai pra gaveta!

2. Garanta a confidencialidade dos dados.

O sigilo tem que ser mantido. Dessa forma, as respostas serão mais diretas. Saiba mais como garantir a segurança e o anonimato em suas pesquisas.

3. Comunique como, quando e por que será realizada a pesquisa.

Quem responde precisa saber para quê será usada sua resposta.

4. Não pergunte demais.

Pesquisas longas geram muito abandono e podem perder o foco do que realmente é importante. A Survey Monkey fez um grande estudo para entender como a quantidade de questões pode impactar em sua pesquisa; o equilíbrio é fundamental para o sucesso.

5. Aplique de maneira rápida.

Não deixe um prazo muito longo para respostas. Com uma boa comunicação você consegue chamar muitos respondentes em pouco tempo.

6. Processe os dados rapidamente.

Pesquisa boa é pesquisa atual, com dados frescos.

7. Prepare um bom relatório.

Transforme os dados em informação real e palpável.

8. Prepare uma boa apresentação dos resultados.

Faça sua audiência entender do que você está falando. Junte cabeça com pescoço.

9. Divulgue os resultados para a empresa.

Quem responde a uma pesquisa tem o inalienável e sagrado direito de saber qual foi o resultado dela. Não esconda o resultado, mesmo não sendo dos melhores. Compartilhe os resultados gerais da empresa, não de todos os atributos, claro, alguns comentários pertinentes e quais os próximos passos.

10. Faça um plano de ação.

A pesquisa é só o diagnóstico. Você descobriu qual é o problema e onde ele se encontra, agora precisa receitar o remédio. A pesquisa só tem validade se ela faz a empresa agir, é para isso que ela existe.

Texto escrito por: Alvaro Mello 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.