Pesquisa de Clima Organizacional, como aplicar?
Para que essa ferramenta de gestão seja bem aplicada, devemos observar algumas fases do processo da pesquisa de clima organizacional, que são:
– Elaboração do formulário.
– Comunicação.
– Aplicação da pesquisa.
– Apuração dos dados.
– Relatórios.
– Plano de ação.
Não existe um questionário padrão de pesquisa de clima organizacional. Cada empresa adapta o questionário à sua realidade, linguagem e cultura. Mas nos últimos anos, tenho tido muito sucesso com um modelo de questionário de pesquisa de clima organizacional que contém seis tópicos:
– Você e o seu trabalho.
– Você e o relacionamento com os colegas.
– Você e o relacionamento com seu chefe.
– Você e a empresa.
– Você e seus benefícios e pagamentos.
– Informações gerais.
Nesses tópicos, estão dez fatores importantes de avaliação que são:
– Organização.
– Comunicação.
– Desempenho.
– Orgulho.
– Camaradagem.
– Credibilidade.
– Respeito.
– Imparcialidade.
– Liderança.
– Qualidade.
Tal modelo de questionário da pesquisa de clima organizacional possui 137 perguntas de múltipla escolha e 3 perguntas abertas:
– O que a empresa faz que dificulta a execução do seu trabalho e deveria ser modificado?
– O que a empresa não faz e deveria fazer?
– Descreva, utilizando apenas uma palavra ou termo, o seu sentimento sincero sobre a empresa. Sinto que a empresa onde trabalho é:
O questionário é anônimo e para que a empresa tenha sucesso na pesquisa de clima organizacional é necessário: confiança no processo, boa comunicação e ninguém deve influenciar as respostas.
As principais contribuições que podemos obter da pesquisa de clima organizacional são:
– O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa.
– Promover o crescimento e o desenvolvimento das pessoas.
– Integrar os diversos processos e áreas funcionais.
– Otimizar a comunicação.
– Minimizar a burocracia.
– Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
– Enfocar o cliente interno e externo.
– Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes.
– Aumentar a produtividade.
– Diminuir o índice de rotatividade.
– Criar um ambiente de trabalho seguro.
– Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.
– Transformar o ambiente de trabalho de forma que os objetivos sejam atingidos com pessoas que dão o melhor de si e que trabalham em equipe num ambiente de confiança.
A área de RH tem como missão manter o “sol brilhando” e a pesquisa de clima organizacional é um indicador tanto dos pontos fortes da empresa como da necessidade de melhorar e mudar.
Sabemos que existem momentos para trabalhar, para sorrir e para viver. Mas o ideal é quando você vive todos estes momentos juntos.
Depois de refletir no texto, deixo a seguinte questão para os profissionais de RH: O que vocês estão esperando para implantar a gestão de clima organizacional?
Isso vai favorecer o desenvolvimento das habilidades e das competências organizacionais. Podem acreditar!
Texto escrito por: Washington Sorio