Pós-graduação, opção para grandes mudanças

Dicas da HR Hunter – Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro:

Pós-graduação, opção para grandes mudanças


De acordo com o art. 44, Inciso III, da LDB. 9394/96, “os cursos e programas de Pós-Graduação compreendem programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam as exigências das instituições de ensino”.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são uma modalidade mais voltada às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos.

Os cursos de mestrado contemplam dois objetivos distintos: formar profissionais que atuarão em vários setores da sociedade, por exemplo, como professores no ensino de nível superior ou como especialistas em empresas que precisam de conhecimentos específicos em nível de pós-graduação para poderem exercer suas funções; e identificar estudantes com vocação para pesquisa e encaminhá-los para o Doutorado.

O Doutorado é um curso de pós-graduação voltado para a pesquisa, as vagas são limitadas e os candidatos são escolhidos “com certo rigor” na avaliação de seu histórico.

Para ser mais valorizado no mercado, é necessário cursar um MBA, Mestrado, Doutorado ou uma Especialização. Isso se tornou uma exigência das empresas.

Obter graduação em nível superior era garantia de um bom emprego. Hoje um diploma universitário é um pré-requisito considerado, em alguns casos, insuficiente, para se chegar à posição no emprego que una status e boa remuneração.
Já houve época em que terminar a graduação era sinônimo de estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho. Atualmente, as empresas estão muito mais exigentes e o aperfeiçoamento contínuo faz-se necessário para acompanhar as mudanças tecnológicas.
O profissional deve tornar-se mais competitivo diante de um mercado de trabalho eletivo e, às vezes, cruel. Os mestrados e MBA’s são mais indicados aos profissionais com pelo menos três anos de experiência. Para os recém-formados que saem em busca de maior capacitação, o mais comum é investir em uma especialização.

Em algumas profissões como Medicina, Odontologia e Direito, a pós-graduação é quase obrigatória antes do ingresso na vida profissional. Os cursos de especialização servem basicamente para aprofundar um pouco mais os conhecimentos do profissional na área específica. Com o avanço das novas tecnologias é preciso buscar o aprimoramento da área escolhida para fortalecer sua formação e aumentar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Depois do “boom” da graduação, agora é a vez de a pós-graduação, em suas diversas formas, experimentar uma fase de grande crescimento.
O desenvolvimento tecnológico e o aumento do nível de internacionalização da economia criaram, nas últimas décadas, uma série de demandas para o setor produtivo internacional. Exigências que tiveram impacto direto no nível de especialização que as mais diversas áreas de atuação, hoje, cobram dos profissionais.

Fala-se muito na mídia sobre o apagão de mão de obra no Brasil. Faltam milhares de profissionais capacitados para suprir a demanda das empresas brasileiras, principalmente neste momento ímpar da economia e das obras para preparar o país para os grandes eventos mundiais como a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Uma pós-graduação bem escolhida pode fazer a diferença para uma boa colocação profissional.

Fonte: Comarke

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.