Remuneração é uma fonte motivacional?

Remuneração é uma fonte motivacional?

Sim e não, podemos entender da seguinte forma, a remuneração fixa, que se trata do salário que você recebe todo mês, ou pelo menos deveria receber pelos trabalhos realizados, alguns teóricos entendem que fazem parte das necessidades básicas. Neste caso entendemos assim, as necessidades básicas não são motivacionais, mas se a empresa não suprir esta necessidade ela pode se tornar desmotivacional, por exemplo, se recebermos o nosso salário em dia, não ficamos mais motivados por isso, mas se atrasarem o nosso faz-me rir, o bicho pega, correto?

Por outro lado as remunerações variáveis, que são alcançadas pelo cumprimento de metas e realizações são motivacionais, porque, não se trata mais de uma necessidade básica, mas de uma necessidade de estima ou motivacional ou de teoria Y, de acordo com cada autor, assim a remuneração pode sim ser motivacional por uma conquista alcançada.
Agora quando você ouvir alguém dizendo remuneração não motiva ninguém, responda como todo economista gosta DEPENDE.

 

texto escrito por: Valmir Pereira Lima

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.