Saiba como se portar na hora da entrevista de Seleção

A entrevista de Seleção é um passo importante para a conquista da nova colocação!

Não há um modelo infalível sobre como agir. No entanto, algumas dicas ajudam a aumentar as chances sem cometer erros tolos nos processos de Recrutamento e Seleção aos quais você enfrentará.

 ANTES

– Informe-se sobre a empresa: Vale a pena navegar pelo site da companhia e ter visão geral das áreas de atuação, nacionalidade, áreas geográficas envolvidas, posicionamento, faturamento, clientes, principais concorrentes etc. Fique atento para notícias recentes, como venda ou aquisição de unidades de negócios.

– Saiba com quem você irá conversar: Sabendo o nome correto, cargo e função do entrevistador você pode se preparar melhor para o processo de seleção. A entrevista com uma pessoa de RH tem caráter e objetivo diferente da feita por aquele que será seu chefe direto.

– Atenção à aparência de suas roupas: Tenha em mente qual a roupa que usará no dia a dia da empresa, caso seja selecionado e tenda para uma opção mais formal. A regra não vale para locais mais descontraídos em que vestir-se informalmente é visto como ser criativo. Na dúvida, não hesite. Ligue para a empresa e pergunte a uma secretária ou recepcionista como normalmente as pessoas vão vestidas para o trabalho.

 NO DIA

– Não deixe de ler os jornais: Um acontecimento que está nas manchetes dos jornais pode ser citado durante a entrevista de seleção e nada pior do que você não estar preparado para comentá-lo.

– Não se atrase: Nada pior para uma primeira impressão. Caso aconteça, peça desculpas, dê uma explicação curta e convincente sobre o que provocou o atraso e pergunte se ainda é possível realizar a entrevista de seleção naquele dia ou se preferem remarcar. Se a entrevista envolver uma dinâmica de grupo ou uma atividade que envolva outros candidatos, pode esquecer, você perdeu a chance. E vá preparado para esperar. Você não pode atrasar, mas a pessoa que vai te entrevistar pode.

– Leve uma cópia de seu currículo: Não importa se você já mandou uma cópia por e-mail, fax, correio ou mesmo pessoalmente. No dia da entrevista tenha a sua cópia em mãos, esta é uma condição para qualquer processo de Recrutamento e Seleção.

DURANTE

– Não fume: Mesmo que o entrevistador fume ou te deixe à vontade para isso. Mas ao ser perguntado sobre se você fuma, responda a verdade.

– Evite entrar em temas polêmicos: São temas que podem levar a posturas mais radicais e em nada contribuem para o objetivo da entrevista de seleção.

– Desligue o celular: Se você tiver algum motivo realmente significativo para deixá-lo ligado durante a entrevista de seleção explique-o para o entrevistador antes da conversa começar, desculpando-se.

– Atenção à linguagem: Tenha em mente que você não está conversando com um amigo. Por isso, evite gírias e jamais fale palavrão durante o processo de entrevista de seleção. Converse de maneira respeitosa com o entrevistador e atenção para não cometer erros de português.

– Cuidado com o que você fala e como fala: Procure não fazer nada que atrapalhe a entrevista, com comportamentos estranhos, como ficar sério demais ou tentar parecer engraçado e fazer piadas. Falar alto, muito rápido ou devagar demais também pode ser inconveniente. Preste atenção ao que o entrevistador está falando e responda o que lhe foi perguntado, evitando o erro básico de ocupar o tempo da entrevista com coisas que o entrevistador não quer saber.

– Não minta: Seja em qualquer situação, sobre qualquer coisa que lhe for perguntada, inventar algo, afirmar ter mais conhecimento em línguas do que realmente tem são coisas que facilmente serão descobertas e a perda da confiança será imediata e irreversível.

– Não tome a iniciativa de levantar a questão salarial: Na maioria da vezes, o valor do salário e benefícios envolvidos serão discutidos em outro momento, já na fase final de seleção. Espere o assunto ser abordado por quem está lhe entrevistando.

DEPOIS

– Não fique cobrando resposta do entrevistador: Se quiser, pergunte ao entrevistador, no final da conversa, como será feito o contato após a decisão sobre a vaga e se você pode entrar em contato para saber o resultado. Caso a resposta seja afirmativa, combine quando este retorno poderia acontecer e ligue no dia acertado. Caso contrário, não ligue.

Fonte: Site www.universia.com.br

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.