10 atributos de um bom Vendedor

10 atributos de um bom Vendedor
Existe uma diferença abismal entre as pessoas que sabem vender e as outras. As segundas são péssimas em seus relacionamentos e não raramente perdem inúmeras oportunidades por possuírem um comportamento insipiente, ao contrário das primeiras, que colhem frutos macios e fartos, porquanto aprenderam que sozinhas não passam de criaturas frágeis e pouco expressivas.

E esse é o grande segredo da vida: enquanto alguns sofrem por ostentarem um temperamento frio e opaco, outros aproveitam essas circunstâncias para se desenvolverem e otimizarem seu crescimento emocional. Quer enxergar melhor esse fato? Volte seus olhares para os homens mais bem sucedidos de sua cidade e perceba que eles tem algo em comum, a saber: a interação constante com o próximo. Sim, eles possuem afinidades, intimidades, e familiaridades ímpares com as pessoas, de modo que eles vivem conectados, como se pudessem se encaixar, fazendo parte de um  enorme e vibrante quebra-cabeças social.

Evidentemente, não é uma missão amena criar vínculos com os nossos semelhantes, porque naturalmente muitos deles são arrogantes, prepotentes e hostis, o que transforma essa ação em um amontoado de desafios  recorrentes para todos nós. No entanto, devemos tratar isso como um enorme ensejo para que obtenhamos êxito na maravilhosa e complexa “arte de lidar com gente”.

Sou um defensor dessa postura porque sei que é somente através de muita pratica e persistência que passamos a compreender a essência da atmosfera interpessoal, de sorte que invertemos o fluxo banal e galgamos nossas atitudes sempre pensando no bem estar do outro (amor). É como costumava dizer a brilhante escritora Stéphanie Félicité de Genlis: “As qualidades do espírito produzem invejosos; as do coração, amigos.”

Juntando toda essa alegoria apresentada acima e querendo ajudar as pessoas a construírem seu poder de negociação, elaborei 10 pilares marcantes de um grande vendedor, veja:

1 – Comunicação inteligente: o vendedor deve saber criar um ambiente harmônico e agradável com o seu cliente, fazendo com que o mesmo se sinta valorizado. Além disso, é fundamental ter pleno domínio da linguagem verbal e não verbal, atendendo o público de maneira didática e bem humorada. Certamente, saber transmitir e receber mensagens eficientemente, é uma característica peculiar de qualquer bom vendedor.

2 – Postura excelsa: o vendedor precisa ostentar uma posição imponente diante dos demais. Assim, ele deve olhar fixamente nos olhos do cliente, ter um tom de voz que demonstre confiança e rigidez e, principalmente, ter uma elasticidade corporal firme, fazendo com que suas atitudes sejam sempre carregadas de motivação e completo entusiasmo.

3 – Curiosidade pela alma alheia: o vendedor deve se interessar verdadeiramente pelas pessoas, de forma que ele possa compreender seus sentimentos e desejos para que posteriormente consiga propor soluções inteligentes para os problemas em questão. Deste modo, saber fazer perguntas corretas e em momentos oportunos, ouvir o cliente com atenção, fazer sugestões embasadas em informações fidedignas, ser sincero e compromissado em todas as instâncias da negociação e conhecer profundamente os produtos, são todas etapas fundamentais que o exímio vendedor precisa dominar.

4 – Resiliência: o vendedor será humilhado, pisoteado e desrespeitado em numerosas etapas de sua dura caminhada. Isto posto, é impreterível que ele tenha uma “casca grossa” para suportar esses enfadonhos momentos, fazendo com que suas negociações não sejam afetadas por esses confrontos. Em outros termos, é congénito que existam desgastes e situações constrangedoras no ambiente, porém é nessa hora que o vendedor precisa mostrar que a sua capacidade vai muito além de seus títulos e experiências bem sucedidas, fazendo com que sua inteligência emocional abrace a causa e seja o pilar supremo de sua vitória (no caso específico, a venda).

5 – Ideias persuasivas: um ótimo vendedor sempre possui cartas interessantes ao seu redor. Ele faz seus clientes ficarem encantados e estarrecidos com sua forma de abordar os fatos e com sua maneira sempar de embelezar os cenários. Sob uma ótica diferente, ele consegue ser irreverente e fugir quase sempre do convencional, usando ideias criativas e pensamentos inovadores em prol da completa satisfação do cliente.

6 – Estratégias meticulosas: um bom vendedor é extremamente organizado, ou seja, ele planeja antecipadamente muitas variáveis que norteiam o processo. Aliás, ele sabe como ninguém, como traçar um mapa matraqueado e visualizar suas peças em movimento, agindo astutamente para ceifá-las.

7 – Carisma: um grande vendedor domina com maestria a arte de conquistar pessoas, isto é, a genialidade de fazer com que elas gostem verdadeiramente dele. Por inúmeras vezes em minha carreira, pude facilmente contemplar que a venda foi fechada pura e simplesmente pela confiança que o cliente tinha naquela pessoa, e não pelo produto ou serviço propriamente dito. Portanto, é uma singularidade suprema do vendedor poder gozar de popularidade como seu público, ostentando assim, a ínfima credibilidade do mesmo.

8 – Paixão: um excelente vendedor ama o que faz e atende sempre com seu coração. Assim, ele conhece e externa sobre os pontos fortes e fracos de seus produtos, fideliza plausivelmente seus clientes e se atualiza constantemente através de cursos e treinamentos. Ele é um clone fiel do jogador de futebol clássico (quase extinto hoje em dia), que é aquele que joga meramente por amor a camisa, suando mais do que o resto do time simplesmente por ser apaixonado por seu clube.

9 – Objetividade: o maravilhoso vendedor sabe que não pode ser chato e repetitivo em suas abordagens. Por isso, ele é sempre flexível e conhece o ofício de entreter e simpatizar o cliente, como um artista genuinamente competente.

10 – Liderança: o estupendo vendedor trabalha em equipe e não vive preso nos arames de seu egoísmo, como alguns estultos gostam de fazer: como se quisessem devorar todos os clientes, semelhantemente a um grande tubarão branco que engole vorazmente os outros peixinhos do oceano, não deixando resquícios dos mesmos pela gulodice extrema de sua insaciável fome.

Se aprendermos a não sermos criaturas altruístas estaremos percorrendo um caminho honrado, tendo em vista que o mistério para todas as conquistas humanas está intimamente ligado ao domínio das nossas faculdades emocionais. Destarte, servir e ter consideração pelos nossos pares é a única e melhor maneira de criar boas oportunidades para alcançarmos o sucesso.

Texto retirado do site: Portal RH

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.