Resiliência no setor de RH: Aprender a Aprender
Resiliência é uma expressão ainda muito utilizada nos dias atuais. Só paciência, não é o suficiente para resistir aos embates do dia a dia da rotina de RH.
Segundo alguns estudiosos o termo se resume à possibilidade de se desenvolver naturalmente, enfrentando dificuldades vividas com grande impacto na vida do indivíduo.
Diante das inúmeras respostas comportamentais que o mercado atual, em crise, vem exigindo do profissional, é necessário aprender a aprender lidar com fatos no ambiente laboral.
As organizações estão buscando se reinventar para se manter e a gestão de pessoas pode ser um fator estratégico e crucial, neste momento.
Lidar com pressões e adversidades no ambiente de trabalho, já não desperta indagações no RH. O lema é: Dar as mãos, acumular função, tocar o “barco” e acreditar que vai dar tudo certo.
É hora do RH atuar como facilitador desta mudança, sugerindo, orientando líderes a gerir a equipe em favor de ambas as partes e ainda buscar estimular uma visão positiva e um ambiente agradável para se trabalhar, afinal de contas, o RH deve acreditar que este momento, também é oportuno para desenvolver criatividade e outras habilidades favoráveis à permanência do seu negócio na contemporaneidade, como as comportamentais, inteligência emocional, flexibilidade para lidar com mudanças, coeficiente de adversidade, criatividade, discernimento e sabedoria.
Você já se viu em situações adversas em seu ambiente laboral? Então se pergunte: “o que tenho a aprender com essa oportunidade?”, que competência preciso desenvolver com neste momento?”.
O seu diferencial é a forma com você lida com as mudanças.
Resiliência, resiliência, resiliência…
Texto escrito por Cristiane Vasconcelos.