Após alguns anos de experiência, mais precisamente 10 anos trabalhando junto com o departamento de Recrutamento e Seleção de empresas de vários portes, foi possível perceber alguns pontos que influenciam diretamente os resultados das empresas, bem como o desenvolvimento de talentos e a retenção destes talentos, enfim o grau de competitividade da empresa.
A grande maioria das empresas adotam vários testes que tem grande importância e assertividade em mensurar o candidato, no que diz respeito as capacidades técnicas e as capacidades de integração do grupo. Percebi também que muitas vezes, passa desapercebido uma questão de suma importância para ser avaliada que é a capacidade em conectividade, criatividade, e principalmente as condições fisiológicas de cada indivíduo para atuar em cenários competitivos que na grande maioria das vezes são estressantes e agressivos.
Além disso sabemos que a grande maioria de candidatos apresentam uma real necessidade de se empregar e conhecem a grande maioria dos testes já aplicados.
Hoje em dia acredito que o cenário nacional é promissor e os departamentos de RH poderiam se aprofundar no que em Biometria Funcional que é o método mais eficaz e fiel para a avaliação do sistema nervoso e controle de ansiedade que existe. Sabemos que existe um grande número de obesos, hipertensos, pessoas com síndromes de pânicos, transtorno de déficit de atenção que são os fatores que inibem a criatividade, a conectividade e o desenvolvimento para atuar com excelência no cenário corporativo, e que atinge a todos independentemente da sua formação ou experiência. Todos os RHs deveriam se aprofundar nesta matéria, (Neurociência Comportamental/Cognitiva, entender mais de sistema nervoso, pois essa é a avaliação inicial para qualquer organização iniciar um processo seletivo. Nos EUA e na Europa as empresas que aplicam essa metodologia nas avaliações e programas em Neurociência, tais como a Shell, Motorola, HP, Banco Hong Kong, Nasa, para cada dólar investido o retorno são de 4 dólares, além dos benefícios pessoais que cada colaborador recebe.
Evoluir é a meta e o departamento que deve influenciar de maneira positiva junto aos VPs das organizações, e a todos os colaboradores é o departamento de RH. Desenvolver e reter talentos é uma obrigatoriedade de cada empresa que tem compromisso sério com o desenvolvimento e sustentabilidade social, política e econômica de um país.
A Arte de Recrutar
Publicado por
em .