A estratégia da Pesquisa de Clima

A estratégia da Pesquisa de Clima

Uma grande preocupação das companhias atualmente é a rotatividade de pessoal dentro das empresas. Trabalhar o resultado da Pesquisa de Clima de forma estratégica reverte conhecimento dos motivos do alto turnover, da baixa produtividade geral, da baixa satisfação e produtividade dos funcionários, atraso na entrega de tarefas, faltas constantes, falta de comprometimento e até mesmo sabotagens.

O alto turnover gera aos empresários gastos com rescisões de contratos, despesas de seleção do novo contratado, e ainda se vê obrigado a disponibilizar outro profissional para treinar e capacitar o novo colaborador.

Para suprimir a perda de bons profissionais e reestruturação constante de equipes, a recomendação é que as empresas mantenham seus profissionais sempre motivados. Cabe às lideranças reter seus colaboradores de forma inteligente, os mantendo satisfeitos com suas evoluções profissionais e também com seus ambientes de trabalho.

especialista em Project Management, Ricardo Barbosa, explica que os motivos que desmotivam os colaboradores de uma empresa são conhecidos: “Falta de um plano de carreira e de remuneração variável, desafios impossíveis, falta de reconhecimento nos trabalhos desenvolvidos, clima organizacional ruim e problemas pessoais são os motivos mais comuns”, ressalta.

Assim é fundamental que os líderes detectem em suas equipes os colaboradores que podem estar desmotivados e revertam o quadro. Um dos caminhos para isso é realizar uma pesquisa de clima organizacional e obter constantes feedbacks dos colaboradores.

Embora uma pesquisa ajude a detectar onde estão as falhas da empresa e o que precisa ser mudado, implementar políticas motivacionais é essencial para não deixar que o colaborador chegue ao ponto da desmotivação.

Barbosa sugere que as empresas tenham planos de cargos e salários baseado em competências e com regras bem definidas que devem ser divulgadas entre os colaboradores. “É importante ainda avaliar as necessidades primordiais dos colaboradores e fornecer pacotes de benefícios que possam supri-las”, aponta.

O plano de carreira da empresa deve se basear na retenção dos talentos. Quanto mais o funcionário se destaca, maior o cargo que ele pode ocupar.

Uma política de comunicação adequada, sem espaço para que as pessoas espalhem boatos e que possibilite que todos estejam de acordo com a missão da empresa é também um método eficiente de manter equipes motivadas.

Até mesmo uma boa alimentação pode contribuir para a motivação no ambiente de trabalho. No artigo 5 Ways to Get and Keep Motivated, do escritor norte americano Geoffrey James, explica que o consumo de processados, gorduras e conservantes são grandes causadores de obesidade e que acabam encurtando a vida das pessoas, além de transformá-las em pessoas apáticas. Portanto manter a saúde em ordem é uma espécie de combustível capaz de criar energia para agir corretamente.

James ensina ainda a assumir as responsabilidades pelos seus próprios resultados. Isso não significa ganhar crédito quando as coisas vão bem e levar a culpa quando se comete erros. A ideia é saber como lidar com as situações após erros e acertos, apropriando-se do futuro dos resultados e avançando em direção aos seus objetivos mesmo quando encontrar problemas.


Fonte: 
Portal Carreira & Sucesso

 

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.