A Importância De Domar O Ego

A Importância De Domar O Ego

 

“É preciso coragem para aceitar e adotar conceitos que à primeira vista, podem parecer contra-intuitivos porque podem não fazer parte da nossa percepção corrente, cumulativa. Se isso não fosse assim, não existiria o comportamento inadequado. Nós sempre atenderíamos às necessidades de nossos funcionários e clientes, os casamentos durariam para sempre e haveria paz na Terra. (…)

É preciso coragem para agir com base em uma ideia ou conceito que parece não se adequar muito bem à nossa atual visão de mundo. Coragem para aceitar que coisas, ideias e pessoas das quais discordamos ou que desafiam nosso ego são muitas vezes os mestres que necessitamos. Como salientou Dalai Lama, “Nossos melhores mestres são nossos inimigos!” Se olharmos para cada desafio como uma oportunidade para aprender e crescer, conseguiremos reformular nossos relacionamentos, ideias, ações e reações – e isso exige coragem.” Trecho extraído pagina 77 de ONE – A arte e a prática da liderança consciente de Lance Secretan.

Você consegue olhar para os problemas e desafios sem o ego? Quais são os desafios pelos quais você está passando na atualidade, que se olhados sob o ponto de vista da oportunidade de aprender e crescer, te trarão benefícios?

Sugestão de exercício: Pegue uma folha de papel e a divida em duas partes. Parte A = Problemas e desafios que você está enfrentando e Parte B = O que você esta aprendendo com cada um dos problemas e o que pode extrair de positivo de cada um deles, para seu crescimento como ser humano e profissional.

Com certeza após este exercício você notará que a sua “mochila de competências” estará mais forte e preparada para novos desafios e oportunidades. Então , cabeça erguida, foco e muita determinação!

Texto escrito por: Melissa Campos

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.