Um bom gestor financeiro antes de tomar qualquer decisão, deverá analisar os fluxos dos exercícios anteriores, como o balanço patrimonial, demonstrativo de resultados, índices de liquidez e baseando nesses números, juntamente com a direção deverá traçar estratégias de prevenção ou correção. É muito importante ter o acompanhamento do seu contador no mínimo trimestralmente, para que possa auxiliá-lo onde reduzir custos e onde investir seus recursos.
Toda empresa necessita ter conhecimento de seu fluxo financeiro, podemos dizer que o capital social da empresa nada mais é que a divida que a empresa tem com os seus sócios, esse recurso deve ser investido na empresa . Um empresário de sucesso tem que ter o controle de suas despesas e receitas futuras, para que não ter desgastes desnecessários.
Para as empresas de micro, pequeno e médio porte, os sócios devem separar as despesas de pessoa física da pessoa jurídica, hoje com o sistema eletrônico da receita federal, nota fiscal eletrônica, extrato bancário e imposto de renda, o índice de ter um problema fiscal é muito grande, hoje em dia temos muitos problemas na conciliação bancária e é bem comum em diversos segmentos, é importante ter essa separação,
“CPF é diferente de CNPJ”, não deve ser misturado.
Bons profissionais tendem a ter um controle de todas as receitas e despesas, os prazos são sua maior meta e o comprometimento de cada um faz toda a diferença em relação a pontualidade, pagamentos em dia, negociação, cobrança, esse ciclo faz parte desse controle e ótimos relacionamentos com as entidades governamentais, parceiros e clientes.
Texto escrito por: Flavia Caetano