A missão de uma empresa de sucesso

 

Definir uma missão organizacional é extremamente importante para que uma empresa saiba o caminho que está tomando e aonde quer chegar. Se, em algum momento, houver dúvidas por parte dos gestores quanto aos objetivos da empresa e aos próximos passos a serem tomados, basta uma consulta rápida à missão organizacional para que tais questionamentos sejam sanados e decisões assertivas sejam tomadas.

Uma empresa que não sabe aonde quer chegar chegará a qualquer lugar, e isso pode significar a falência. Por outro lado, a definição deste estado que se anseia alcançar pode ser o aspecto que proporcionará o sucesso da organização.

Como definir uma missão para uma organização

Definir uma missão organizacional não é uma tarefa simples, mas tampouco algo extremamente complicado. Os fundadores da empresa, ao concebê-la, certamente possuem as respostas às questões que serão apresentadas a seguir e que servem de guia para a criação de uma missão organizacional que abranja os anseios de seus investidores.

O questionamento a seguir serve de orientação ao que virá a ser a missão da organização, porém é necessário lapidar as informações alcançadas a fim de gerar um texto coeso, direto e que comunique sem adornos a razão da empresa existir:

– Qual é nosso negócio?

– Quem é nosso público?

– O que gera valor para o cliente?

– Quais benefícios nós pretendemos proporcionar aos clientes?

Qual a missão de grandes empresas?

Conheça, a seguir, a missão de algumas empresas consagradas em suas áreas de atuação, para que sirva de exemplo e inspiração:

AMBEV –”Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços”;

MICROSOFT – “Permitir às pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial”;

GOOGLE –“É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”;

FIAT –“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”;

MCDONALD’S – “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”;

CENTRAL GLOBO DE TELEVISÃO – “Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento”.

A missão de uma empresa é o que confere a ela uma identidade, além de servir de orientação para que os funcionários desempenhem suas funções na direção esperada. A missão também ajuda na concepção de planejamentos estratégicos, respondendo as questões relevantes ao objetivo da empresa.

Texto escrito por: 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.