Definir uma missão organizacional é extremamente importante para que uma empresa saiba o caminho que está tomando e aonde quer chegar. Se, em algum momento, houver dúvidas por parte dos gestores quanto aos objetivos da empresa e aos próximos passos a serem tomados, basta uma consulta rápida à missão organizacional para que tais questionamentos sejam sanados e decisões assertivas sejam tomadas.
Uma empresa que não sabe aonde quer chegar chegará a qualquer lugar, e isso pode significar a falência. Por outro lado, a definição deste estado que se anseia alcançar pode ser o aspecto que proporcionará o sucesso da organização.
Como definir uma missão para uma organização
Definir uma missão organizacional não é uma tarefa simples, mas tampouco algo extremamente complicado. Os fundadores da empresa, ao concebê-la, certamente possuem as respostas às questões que serão apresentadas a seguir e que servem de guia para a criação de uma missão organizacional que abranja os anseios de seus investidores.
O questionamento a seguir serve de orientação ao que virá a ser a missão da organização, porém é necessário lapidar as informações alcançadas a fim de gerar um texto coeso, direto e que comunique sem adornos a razão da empresa existir:
– Qual é nosso negócio?
– Quem é nosso público?
– O que gera valor para o cliente?
– Quais benefícios nós pretendemos proporcionar aos clientes?
Qual a missão de grandes empresas?
Conheça, a seguir, a missão de algumas empresas consagradas em suas áreas de atuação, para que sirva de exemplo e inspiração:
AMBEV –”Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços”;
MICROSOFT – “Permitir às pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial”;
GOOGLE –“É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”;
FIAT –“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”;
MCDONALD’S – “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”;
CENTRAL GLOBO DE TELEVISÃO – “Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento”.
A missão de uma empresa é o que confere a ela uma identidade, além de servir de orientação para que os funcionários desempenhem suas funções na direção esperada. A missão também ajuda na concepção de planejamentos estratégicos, respondendo as questões relevantes ao objetivo da empresa.
Texto escrito por: José Roberto Marques