A mudança de atitude do consumidor atual

“Dealer Chic: A mudança de atitude do consumidor atual.


Parte 2”

Apresentaremos aqui apenas três das razões por que DEALER-CHIC tem tudo para crescer cada vez mais nos próximos anos:

1. MAIS POR MENOS
As pessoas querem experimentar mais coisas, mesmo quando têm menos para gastar.
Não há como ignorar o fato de que muitos consumidores em mercados maduros como Europa, Japão e América do Norte estão no mínimo com medo de seu futuro financeiro, e isso significa que qualquer tipo de oferta ou desconto é recebido de braços abertos.

Mas até os consumidores que não precisam contar os centavos e economizar (incluindo a classe média de mercados emergentes) continuam com a busca entusiasmada por ofertas em quase toda compra que fazem, desde as necessidades do dia a dia até os mimos eventuais.

Por quê? Porque, para os consumidores que se animam em juntar a maior quantidade e em ter o maior número de experiências possível, cada centavo economizado significa mais para gastar em novos produtos, serviços e, em última instância, experiências.

Os consumidores adotam qualquer coisa que proporcione novas experiências a custo mais baixo(como por exemplo a troca de bens usados por descontos), e DEALER-CHIC é mais uma parte deste fenômeno.

Alguns indicadores de MAIS POR MENOS:

Quando consumidores de todo o mundo foram questionados a respeito de oito estratégias para economizar dinheiro, as duas principais respostas foram comprar itens em liquidação (59%) ou usar cupons (48%). Os cupons foram mais citados na China (67%), nos EUA (66%) e em Hong Kong (65%). Ao mesmo tempo, apenas um pouco mais de um terço dos consumidores europeus (37%) e norte-americanos (36%) relatam fazer compras em estabelecimentos comerciais que oferecem preços mais baixos para economizar (Fonte: Nielsen, outubro de 2011).

62% dos consumidores dos EUA raramente pagam o preço cheio por roupas e 58% dos consumidores do Reino Unido “não gostam de pagar o preço cheio por nada” (Fonte: Mintel, setembro de 2011).

81% dos consumidores dos EUA acham divertido ver quanto dinheiro conseguem economizar com o uso de cupons ou do cartão de fidelidade das lojas (Fonte: Deloitte 2010 American Pantry Survey, julho de 2010).

Mais de 40% dos “entusiastas” dos cupons tinha renda familiar de mais de US$ 70 mil por ano (Fonte: Nielsen, abril de 2010).

Na Índia, 10,4% da população online acessou um site de ofertas em junho de 2011, sendo que o líder de mercado Snapdeal.com triplicou sua audiência em relação ao ano anterior (Fonte: comScore, julho de 2011).

Lazer, cinema e comer fora correspondiam a mais de 50% do mercado de ofertas diárias da China em agosto de 2011 (Fonte: Dataotuan, setembro de 2011).

Em setembro de 2011, as dez ofertas diárias que mais renderam nos EUA incluíam uma estadia de sete noites em um resort por US$ 399, uma refeição com hambúrguer por US$ 6, uma entrada de cinema com refrigerante por US$ 5 e uma entrada para um espetáculo do Cirque de Soleil por US$ 70 (Fonte: Yipit, setembro de 2011).

2. O MEIO É A MOTIVAÇÃO

Ofertas são hoje fonte de inovação online e tecnológica, portanto, são espertas, bacanas e divertidas para consumidores antenados.

Hoje os descontos e as ofertas são cada vez mais inovadores e atraentes em relação a onde, quando e como são obtidos e resgatados. Podem ser acessados online ou por meio de smartphones, no momento certo. As ofertas podem ser altamente personalizadas ou compartilhadas com amigos. Podem ser exclusivas, convenientes ou divertidas. Até mesmo sua obtenção e resgate (com o uso de um smartphone, para todo mundo ver), pode ser uma fonte de realização ou status.

Tudo isso impulsiona o DEALER-CHIC: as ofertas hoje são relevantes, vêm no momento certo e são interessantes; usá-las é uma atitude esperta, sofisticada e perfeita para consumidores sedentos de experiências.

3. O MELHOR DO MELHOR

Por que os consumidores podem confiar cada vez mais no fato de conseguirem o melhor preço e o melhor produto

DEALER-CHIC não significa uma corrida sem fim para baixo, onde as promoções ditam onde e quando os consumidores compram. Não pelo fato de os consumidores deixarem de procurar ofertas e descontos (porque vão continuar procurando), mas porque empresas que oferecem baixa qualidade já não vão mais conseguir simplesmente recorrer a promoções para atrair consumidores, já que os consumidores são capazes de checar avaliações e notas instantaneamente, antes de efetuarem a compra. E um produto ou serviço ruim é um mau negócio, a qualquer preço.

Tags: consumidor consumo comportamento liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.