A Pesquisa de clima alinha as necessidades dos indivíduos e os objetivos da organização

  A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos.

Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.

 Alguns objetivos da pesquisa de clima

  • Avaliar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à organização;

  • Criar canal de comunicação direta entre os colaboradores e a direção da organização, onde possam manifestar suas opiniões com garantia do anonimato;

  • Permitir melhoria do clima organizacional onde for constatado o maior grau de insatisfação no ambiente de trabalho;

Resultados esperados

  1. Melhoria contínua da qualidade no ambiente de trabalho, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores e ganhos para a organização;

  2. Oferecer condições de segurança adequadas para o trabalho;

  3. Melhorar a comunicação na organização;

  4. Proporcionar um bom relacionamento entre os diferentes níveis hierárquicos;

  5. Criar um ambiente saudável de trabalho através da manutenção do bom relacionamento interpessoal;

  6. Aprimoramento das políticas de Responsabilidade Social adotadas pela organização, gerando resultados satisfatórios aos seus grupos de interesses (Clientes Internos e Externos, Colaboradores, Fornecedores, e a Sociedade);

  7. Possibilitar uma adequada gestão do conhecimento;

  8. Melhorar o comprometimento e conhecimento dos colaboradores em relação aos objetivos da organização;

  9. Desenvolver e capacitar as lideranças;

  10. Possibilitar o desenvolvimento profissional dos colaboradores;

  11. Identificar os pontos fortes e fracos da organização na visão dos colaboradores, permitindo assim a melhoria do nível de satisfação destes.

  12. Melhoria das condições de infraestrutura para o trabalho;

  13. Oferecer condições para o desenvolvimento e a inovação;

  14. Oferecer condições satisfatórias de trabalho, de acordo com os interesses dos colaboradores;

 

Texto retirado do site: CARH.com.br

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.