A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos.
Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.
Alguns objetivos da pesquisa de clima
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Avaliar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à organização;
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Criar canal de comunicação direta entre os colaboradores e a direção da organização, onde possam manifestar suas opiniões com garantia do anonimato;
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Permitir melhoria do clima organizacional onde for constatado o maior grau de insatisfação no ambiente de trabalho;
Resultados esperados
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Melhoria contínua da qualidade no ambiente de trabalho, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores e ganhos para a organização;
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Oferecer condições de segurança adequadas para o trabalho;
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Melhorar a comunicação na organização;
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Proporcionar um bom relacionamento entre os diferentes níveis hierárquicos;
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Criar um ambiente saudável de trabalho através da manutenção do bom relacionamento interpessoal;
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Aprimoramento das políticas de Responsabilidade Social adotadas pela organização, gerando resultados satisfatórios aos seus grupos de interesses (Clientes Internos e Externos, Colaboradores, Fornecedores, e a Sociedade);
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Possibilitar uma adequada gestão do conhecimento;
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Melhorar o comprometimento e conhecimento dos colaboradores em relação aos objetivos da organização;
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Desenvolver e capacitar as lideranças;
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Possibilitar o desenvolvimento profissional dos colaboradores;
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Identificar os pontos fortes e fracos da organização na visão dos colaboradores, permitindo assim a melhoria do nível de satisfação destes.
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Melhoria das condições de infraestrutura para o trabalho;
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Oferecer condições para o desenvolvimento e a inovação;
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Oferecer condições satisfatórias de trabalho, de acordo com os interesses dos colaboradores;
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Texto retirado do site: CARH.com.br
HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.