A PNL e o Coaching
A PNL pode ser utilizada para identificar os “programas” que cada pessoa utiliza e os resultados que eles produzem em termos comportamentais.
Uma das principais questões que a PNL aborda é como a experiência sensorial é processada e traduzida em pensamentos conscientes e inconscientes.
Por outro lado, a comunicação verbal e não verbal são o meio por intermédio do qual exprimimos os pensamentos, sejam eles conscientes ou inconscientes sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo.
Uma contribuição importante da PNL é no processo de ressignificação dessas percepções e concepções que muitas vezes geram crenças limitantes, incômodos, angústias e que acabam impedindo a caminhada do indivíduo.
A PNL defende alguns pressupostos, que irão contribuir para o trabalho do Coach. Dentre eles podemos citar: “Se não está obtendo os resultados esperados, mude a forma de pensar e seu comportamento alterar-se-á”; “O importante é a forma como se lida com cada situação e não esta em si”; “Não há fracasso, apenas feedback” e eu acrescentaria, APRENDIZADO.
Faça um benchmarking pessoal: Benchmarking é o processo de comparação contínua e sistemática de produtos e serviços de uma organização com os oferecidos pela concorrência, ou por empresas consideradas líderes em seu setor.
O objetivo é localizar as melhores práticas externas à organização como forma de promover vantagem competitiva e desempenho superior no mercado de atuação.
Esta prática tem trazido resultados positivos para as empresas.
A partir desses conceitos você pensaria em fazer seu benchmarking pessoal? O objetivo seria a melhoria de desempenho nas atividades executadas em nosso trabalho e um momento para refletir sobre como nossa vida profissional é conduzida.
O Ciclo do Benchmarking Pessoal pode ser estabelecido da seguinte forma:
Planejamento: planejar através dos fatores que contribuem para o seu desempenho profissional (Coaching).
Coleta de dados: Identificar profissionais de excelência do seu segmento de mercado (melhores práticas) e coletar dados (entrevistas com gestores de organizações, empresários, biografias e etc.).
Análise Comparativa: comparar o seu desempenho com o de outros profissionais.
Adaptação: implementar as melhores práticas e monitorar as adaptações. Avaliação de melhorias: avaliar os resultados quantitativos e qualitativos envolvendo o seu desempenho profissional.
Envolva outras pessoas: Peça feedbacks regularmente, parceria com alguém que também quer desenvolver-se em uma das áreas escolhidas.
Receber críticas das pessoas cuja opinião é fundamental para você. Procure informações valiosas que ajudarão a melhorar seu desempenho.
Desenvolva um Pensamento Crítico: Nossos atos, às vezes, tendem a se guiar pela recompensa imediata, sem avaliar os prejuízos futuros de nossas escolhas, ainda que elas estejam fundamentadas na razão.
Nosso cérebro trabalha o tempo todo tentando antecipar o futuro e nos preparando para ele.
Muitos estudos já foram conduzidos neste sentido, que nos faz moldar a nossa realidade segundo o que esperamos dela.
O que se sobrepõe é o curtíssimo prazo em detrimento do futuro; a irracionalidade no lugar da razão. As chamadas “bolhas financeiras” são um bom exemplo disto.
Elas nascem quando os investidores percebem que outros estão ganhando dinheiro e embarcam na “onda”, sem olhar com muita objetividade para a realidade concreta.
Acrescentamos a nosso juízo a convicção de estar investindo em algo valioso e disputado.
Desenvolva um pensamento crítico.
Pensar criticamente para melhorar a sua eficiência em cada parte de sua vida pessoal e profissional.
Pensando de forma mais eficaz você terá maior controle sobre sua vida e ajuda a lidar melhor com as adversidades.
O pensamento crítico consiste em habilidades práticas que qualquer pessoa pode aprender, praticar e melhorar.
O pensamento crítico, quando profundamente compreendido, permite resolver os problemas de forma mais eficaz e tomar melhores decisões.
Seja inovador: Quando inovamos damos início a mudanças profundas nas relações humanas.
Mas o que torna um indivíduo inovador? Geralmente, a inovação nasce sem o medo de arriscar, valorizando a criatividade.
A inovação surge de fatores propícios a ela.
Pessoas inovadoras são capazes de construir soluções criativas de modo diferente do habitual e conseguem transformar ideias em ações e negócios reais.
A receita para inovar tem um elemento essencial: a concepção de uma ideia, ou seja, a inovação é gerada através de um exercício mental.
A inovação transita entre o pensamento abstrato necessário para vislumbrar o futuro e o conhecimento.
Marketing pessoal e profissional: O profissional também deve se preocupar com o marketing pessoal e profissional.
O marketing pessoal é o conjunto de ações e habilidades que visam promover a carreira de um profissional e proporcionar o destaque no mercado de trabalho.
O marketing profissional é o conjunto de ações que se realizam visando facilitar e tornar mais eficiente a relação de um profissional com seus clientes.
No marketing pessoal estão envolvidos os seguintes fatores: capacitação profissional, comunicação e networking. No marketing profissional identificamos os seguintes pontos: conhecimento do produto ou serviço, comunicação e vendas.
Enquanto para as organizações o marketing é relacionado com a conquista e manutenção de clientes, o marketing pessoal está relacionado com a sua imagem projetada no mercado de trabalho. Ou seja, marketing pessoal não é um talento, mas um processo contínuo de construção de si mesmo e o valor que você passa a ter no mercado. Por isso, no processo de desenvolvimento profissional é importante preservarmos nossas características, evitando a busca de ser aquilo que não somos.
Stephen Covey em seu livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” baseou seus fundamentos para o sucesso na Ética do Caráter – atributos como integridade, humildade, fidelidade, temperança, coragem, justiça, paciência, diligência, simplicidade, modéstia e na Regra de Ouro: fazer aos outros o que desejamos que nos façam. A Ética da Personalidade – crescimento da personalidade, treinamento em práticas de comunicação e educação na área de influências estratégicas.
Tudo se resume em como percebemos, compreendemos e interpretamos o mundo à nossa volta.
Networking: Michael Dulworth, em seu livro Networking, identificou um número de áreas críticas nas quais as redes de relacionamento podem melhorar nossas vidas: Satisfação Pessoal: fazer amigos, ajudar o próximo, colaborar com um projeto são experiências significantes em uma rede de relacionamentos.
Guia de Carreira: muitas pessoas apreciam o modo como a rede de relacionamentos pode ajudá-las a encontrar e se estabelecer em empregos. Mas muitas não compreendem que é a coisa mais importante que você pode fazer ao procurar trabalho.
Abertura de Portas: a “Abertura de Portas” diz respeito às apresentações que as pessoas, em sua rede de relacionamentos, podem estabelecer para você, estando no mercado de trabalho ou não.
Relacionamentos abrem portas para você, portas que outrora estariam fechadas; elas dão acesso às pessoas.
Solução de Problemas: redes de relacionamento são uma poderosa fonte para a resolução de problemas: é para elas que as pessoas naturalmente se viram quando precisam de ajuda.
Dois tipos de redes de relacionamento são especialmente eficientes para a solução de problemas: conexões entre pares e conexões entre comunidades de prática.
Uma conexão de pares engloba pessoas que possuem papéis e responsabilidades semelhantes, que enfrentam problemas semelhantes.
Uma comunidade de prática é um grupo de pessoas que se junta para se ajudarem uns aos outros a resolver problemas e desenvolver conhecimento em uma área de interesse comum.
Aprendizado e Habilidade: quando pensamos em aprendizagem, tendemos a nos focar nas fontes óbvias de instrução: cursos, livros, estudos e assim por diante.
Neste caso, redes de relacionamentos podem ser ferramentas poderosas.
Aprender a partir de sua rede de relacionamentos pode ser mais poderoso do que outros tipos de aprendizagem, porque você frequentemente está aprendendo com pessoas que “estiveram lá e fizeram acontecer”.
Análise de comportamentos e talentos: Hérica Santos, professora do Curso Analista Comportamental e de Talentos, explica pontos importantes sobre o tema.
Percebendo as tendências e necessidade do mercado por um profissional cada vez mais capacitado em lidar com as demandas geradas pelos traços comportamentais do indivíduo, que definem por muitas vezes a trajetória profissional da pessoa, nasceu a Formação de Analista Comportamental e de Talentos, focada em preparar o profissional que trabalha com desenvolvimento humano para aplicar/utilizar a Avaliação Comportamental em vários contextos como: Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Relações Interpessoais, Avaliação e Treinamento, Motivação, Desenvolvimento Pessoal, Gerenciamento/Engenharia de Equipes e de conflitos, Orientação Profissional e de Carreira, Processos de Coaching e Práticas diversas.
Texto escrito por: Cassia Breia