Temos líderes notáveis em nossa história que são fonte de inspiração para muitas pessoas. Sabemos que os líderes são dirigidos por um ideal, por um propósito por uma causa. Eles não estão em busca do resultado, mas em busca de um sonho. Importante ressaltar que teremos bons líderes e maus líderes ou, se achar mais oportunos, líderes do bem e líderes do mal. Mas o objetivo aqui não é qualificar os diferentes líderes para nos aprofundar um pouco mais sobre este vasto e intrigante tema que é a liderança.
A título de conhecimento, listo alguns líderes abaixo para que possam buscar maiores informações em suas respectivas biografias.
Péricles (495 a.C. – 429 a.C.)
Ele foi o mais brilhante político da Grécia antiga. Excepcional orador e estrategista, foi seguidamente eleito pelos cidadãos atenienses como chefe de Estado. Sob sua liderança, Atenas tornou-se a mais rica e poderosa cidade-estado grega. O apogeu ateniense resultou também no período de maior produção artística e intelectual da Grécia. Foram tempos do nascimento da filosofia e da construção dos templos de mármore, como os que compuseram a Acrópole. A beleza e a sabedoria desenvolvidas sob o comando de Péricles constituíram um conjunto de pensamentos e manifestações artísticas que formaram o berço da civilização ocidental.
Alexandre, o Grande (356 a.C. – 323 a.C.)
Os ensinamentos da Grécia antiga fariam surgir um dos mais impressionantes e ambiciosos líderes de todos os tempos: Alexandre, o Grande. TendoAristóteles como tutor, o macedônio Alexandre tornou-se aos 20 anos de idade rei da Macedônia e da Grécia. Guerreiro corajoso, excepcional cavaleiro, estrategista brilhante e líder carismático, ele iniciou suas conquistas militares contra os persas e não parou até dominar todo o mundo conhecido. Seu império englobou a Grécia, o Egito, a Fenícia, a Babilônia e a Ásia Menor. Em uma época da história, do rio Nilo até a Sibéria todos estavam sob o julgo de Alexandre. Mas o mundo conhecido não lhe bastava e ele partiu para conquistar a Índia, realizando uma de suas maiores proezas militares.
Júlio César (100 a.C. – 44 a.C.)
Roma tornou-se o maior e mais poderoso império da Antiguidade. O principal responsável por isso foi Caio Júlio César, um excepcional chefe do exército romano que obtinha suas vitórias militares de forma tão rápida que cunhou a famosa expressão “vini, vidi, vinci”(vim, vi e venci). Ele foi responsável por uma das mais difíceis e importantes conquistas romanas: a Gália (atual França). Após, seduziu Cleópatra e reuniu o antigo Egito ao Império Romano. Assim como suas habilidades militares, ele também tinha um senso administrativo excepcional e graças a ele colocou ordem num Império que necessitava muito dela dado o seu tamanho e poder.
Napoleão Bonaparte (1769-1821)
Pode-se dizer que ele foi o último grande conquistador da história. Nascido na ilha de Córsega, que acabara de ser vendida aos franceses pelos genoveses, Napoleão Bonaparte formou-se em uma escola militar em Paris e quando eclodiu a Revolução Francesa. Fornou-se oficial superior em um destacamento contra as reações contrarrevolucionárias. Nomeado general liderou uma improvável conquista da Itália, liderando um exército sem recursos. Após a Itália, pressionou o Império Austríaco a ceder para a França boa parte da Alemanha. Estrategista fora do comum, era amado por seus soldados e pelo povo francês. Com um golpe de estado assumiu o poder na França e iniciou uma campanha expansionista que o fez dominar quase toda a Europa no começo do século 19. Seu império chegou a ser maior do que o de Carlos Magno.
Franklin Delano Roosevelt (1882-1945)
Ele foi o único a ser eleito presidente dos Estados Unidos por quatro mandatos (1933-1945) e teve que lidar com duas das maiores crises do século 20: a Grande Depressão nos anos 1930 e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Num século em que a democracia passou por seus principais testes, Roosevelt foi um líder excepcional, que colocou os Estados Unidos na condição de maior potência econômica e militar do mundo e fez a democracia vencer a ameaça do nazismo, tornando-a o sistema político mais admirado do planeta. Graças à liderança de Roosevelt o sistema democrático mostrou que pode ser a melhor resposta em momentos de graves crises econômicas e políticas, quando a tentação totalitária ilude nações inteiras.
Mahatma Gandhi (1869-1948)
Lutar sem armas contra aquele que tinha sido um dos maiores impérios do mundo foi a missão de Mahatma Gandhi. Com sua filosofia da não-violência e sua paixão pela liberdade ele foi um ícone do fim do colonialismo. Gandhi tornou-se o mais proeminente líder do movimento de independência da Índia em relação ao domínio britânico ao promover uma crescente campanha de desobediência civil. Entre os protestos que liderou estavam o boicote aos produtos britânicos e a luta contra o tratamento injusto destinado aos que estavam nas castas mais baixas no sistema social indiano. Um dos mais frequentes métodos de protesto de Gandhi era a greve de fome, que mostrou-se uma arma eficaz à medida que o governo britânico tinha muito receio de que a sua morte levasse a um violento levante popular.
Tags: liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes