As falhas na comunicação

    A importância da Comunicação Comportamental para o desempenho das empresas e no seu clima organizacional

    As pessoas alegam que os problemas nas empresas são causados pelas falhas na comunicação ou pela falta dela. Se o projeto não ficou pronto no prazo, o gerente afirma que houve um desencontro nas informações, ou seja, falha na comunicação. Se o departamento de cobrança protesta o título de um dos clientes mais importantes, alega que vendas não o informou da importância do cliente, ou seja, falta de comunicação.
Parece que ficou provado que a culpa é sempre dessa tal comunicação.
Mas, afinal de contas, quem ou o que é a comunicação?
O mais importante de tudo é termos em mente que a comunicação não é uma entidade com vida própria que sobrevive sabotando as empresas. A comunicação é feita pelas pessoas. Portanto, quando ela é ineficaz ou falha, ocorre por nossas limitações quando nos comunicamos.
Não são apenas as habilidades de falar e escrever bem e o hábito de leitura que garantem a boa comunicação. Na verdade, quando agregamos o conceito de comportamento, temos a Comunicação Comportamental, um processo dinâmico que determina a qualidade dos relacionamentos profissionais.
Assim, a linguagem corporal, a habilidade de escutar com atenção, o relacionamento com pessoas difíceis, marketing pessoal, autoconhecimento e motivação são os pilares da Comunicação Comportamental.
Por exemplo, um profissional de vendas que não atinge suas metas pode não ter desenvolvido sua habilidade de escutar o cliente com atenção, e todos sabemos que o cliente quer suas necessidades conhecidas, ou seja, que alguém o escute. E assim segue.
Nosso ponto é mostrar que o desenvolvimento das habilidades de comunicação comportamental é feito nas pessoas. Como consequência, as falhas diminuirão consideravelmente e a tal da Comunicação deixará de ser acusada injustamente.
Apesar de nosso enfoque ser o âmbito profissional, todo esse desenvolvimento é também aplicado com sucesso na vida pessoal.

 Texto escrito por: Gino Cammarota

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.