Venho abordando continuamente o tema Liderança, a fim de auxiliar as pessoas que buscam desenvolvimento pessoal e capacitação profissional para que comecem a imaginar seus resultados não só em termos de competência mas de metacompetência a fim de atuarem em outro patamar de pensamento e desenvolvimento pessoal e cultural.
Temos como um dos pilares da liderança a promoção do autoconhecimento.
Busquei artigos e mais artigos que tratassem deste tema e percebi que existe uma busca incessante das pessoas para diminuir a angústia e o vazio existencial.
De um modo geral as pessoas chegam em suas casas ligam a TV, lêem o jornal, buscam sempre uma atividade para fazer a fim de esquecerem a angústia do dia a dia, a angústia da vida.
E assim a vida vai passando e pouco se vive de forma plena a existência pessoal.
De um modo geral as pessoas vivem com muitos amigos próximos a si, muitas garrafas de bebida, muitas saídas aos bares e encontros em grupos.
É desta forma que estamos levando nossas vidas?
Apesar de todo este frisson, a angústia existencial continua a bater em nossa porta e começamos a nos entregar aos ansiolíticos.
Tenho uma lista de amigos que tomam Rivotril. Aliás, como esta medicação é famosa!
Mas para tentar melhorar nossa autoconsciência, devemos buscar continuamente pelo desenvolvimento de 3 habilidades: se interiorizar, se observar e se mapear.
Estes são instrumentos invisíveis, mas que são fundamentais na promoção do autoconhecimento e de uma vida plena e mais feliz.
Por: Patrícia Ventura