Cargos e salários: falsas expectativas.
Cargos e Salários criam falsas expectativas. Para evitar isso, a empresa deve investir numa comunicação transparente para seus funcionários.
Quando você anuncia para os seus colaboradores a implantação de cargos e salários, você deve anunciar com o cronograma de implantação na mão, pois este tipo de projeto que envolve remuneração gera muita expectativa e pode acabar desmotivando os funcionários.
Os passos para implantação de um plano de cargos e salários são conhecidos, quais sejam:
Estudo diagnóstico sobre a cultura empresarial, valores, procedimentos de RH e posicionamento gerencial sobre a questão “remuneração”, através de análise de documentos institucionais, reuniões com alta gestão, pesquisa sobre cultura empresarial.
Divulgação do projeto com cronograma de execução claro e objetivo: A divulgação pode ser feita através de quadro de avisos, boletins informativos, de forma clara e objetiva, com ênfase sobre o que o projeto de cargos e salários NÃO é, para não criar falsas expectativas nos colaboradores.
Levantamento de atividades: Pode-se obter esses dados através de entrevistas e questionários. Se o número de funcionários da empresa for maior que 40, é interessante um questionário fechado para análise estatística, pois se tornará dispendioso fazer entrevistas qualitativas com muitos funcionários.
Análise de posições: Neste momento analisamos as atividades para definir os cargos, níveis e titulação dos cargos. É importante nesta fase sempre ligar títulos do cargo aos CBOs, e definir teoricamente conceitos chaves como função, tarefa, cargo, ocupação. É recorrente o erro semântico a respeito destas terminações.
Descrições e especificações do cargo: Relato organizado de deveres e responsabilidades de um cargo, requisitos mentais, físicos e de condições de trabalho. Se sua gestão for por competência, deve-se elencar as competências básicas para o desempenho deste cargo, bem como os requisitos para progressão funcional, que quer dizer o que se deve aprimorar de tais competências para conseguir a progressão.
Avaliação dos cargos e pesquisa salarial: Estruturar valores relativos à progressão entre níveis (horizontal) e entre cargos (vertical) e estabelecer claramente critérios para tal, por exemplo anexar ao plano de cargos e salários o formulário que será usado para avaliar o desempenho do colaborador. A pesquisa salarial deve levar em consideração outras empresas da região, não adianta fazer pesquisas online em sites que te oferecem valores relativos à outros estados ou realidades.
Estudo dos dados e simulação de custo para implantação: Após pesquisa salarial e definição da tabela, é necessário encaixar todos os colaboradores no plano e simular quando isso custará para empresa, a fim de ajustes e implantação efetiva do plano.
Elaboração e normas de procedimentos: autorizada a implantação, é necessário toda parte burocrática de admissão, transferência, reclassificação, promoções, alteração e extinção de cargos nos documentos dos trabalhadores como CTPS, contrato de trabalho etc.
Como visto, o plano cargos e salários é um trabalho extenso e complexo, precisa ser feito com cautela e analiticamente. É preciso um tempo relativamente grande para ser implantando, ainda mais em empresas que não possuem um plano vigente. Uma vez que estão informados do cronograma e das etapas do processo os funcionários estarão situados dentro da realidade da proposta, o que evitará quaisquer transtornos relacionados ao desempenho deles no ambiente de trabalho. Comunicação é a chave do desenvolvimento de uma empresa, desde que se tenha transparência.
Texto escrito por: Daiane de Jesus