Carisma: habilidade a ser aprendida

Ter carisma é um tema que traz muitas dúvidas. Frequentemente as pessoas se perguntam?Somente quem nasce com o dom é que será carismático? A resposta será não! Qualquer pessoa, com treinamento e boa vontade poderá desenvolver suas habilidades, pois ser carismático é trabalhar suas habilidades!

Recentemente um estudo foi publicado pelo BPS Research Digest onde foi descoberto que grande parte do carisma é resultado da adoção de técnicas transferíveis.
 
A pesquisa mostra que com um bom treinamento, é possível desenvolver a quantidade de carisma de uma pessoa. Mas como um treinamento pode ajudar a desenvolver essa habilidade? Para ter sucesso, o treino é baseado em algumas técnicas que ajudam as pessoas a se identificarem com você. Se você quer ser uma pessoa mais carismática, pratique:
 
1. Se enquadre por meio de metáforas 
2. Conte histórias e anedotas 
3. Demonstre convicção moral 
4. Compartilhe sentimentos de coletividade 
5. Defina altas expectativas 
6. Comunique com confiança 
7. Use artifícios retóricos, como perguntas, contrastes e listas.
 
Além dessas técnicas, os autores da pesquisa recomendam desenvolver também características não verbais, como posicionamento corporal, expressões faciais e tons de voz animados.
 
E os autores enfatizam ainda que não existe uma solução rápida para desenvolver o carisma. O treino deve ser feito diariamente mas sem exageros, para não acabar criando uma caricatura de si mesmo.

Tags: liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.