Coaching como orientação profissional
Existe uma fase em nossas vidas que está relacionada ao âmbito profissional, em que todos nós começamos a nos preocupar e precisamos decidir o que vamos fazer das nossas vidas. E é nesse exato momento que nos deparamos com um vasto mercado de trabalho, um mundo competitivo e precisamos encontrar uma porta de entrada.
Independente da área de atuação, precisamos sempre de um bom direcionamento, foco, e de uma carreira bem planejada, para não ficarmos pulando de área em área, até encontrar algo que nos agrade.
Hoje temos o Coaching voltado para área vocacional. É uma metodologia de desenvolvimento humano, que oferece oportunidades de aprendizado e direcionamento de carreira, através do aprimoramento de capacidades e habilidades, além da descoberta da melhor forma de utilizá-las, para o sucesso profissional e também pessoal.
Dentro deste segmento do Coaching, existem dois eixos que direcionam a pessoa especificamente nesta questão relacionada à entrada no mercado de trabalho e sua vida profissional. O primeiro deles é o Coaching Vocacional, o segundo é o de Carreira.
O Coaching Vocacional busca a orientação profissional destinada ao público mais jovem e que está a entrar no mercado de trabalho ou iniciando sua carreira. Trabalhando a descoberta pela vocação e área em que o novo profissional deseja adentrar.
Já o Coaching de Carreira é destinado para profissionais em geral. Sejam eles iniciantes, ou aqueles que já trabalham há algum tempo, mas que decidiram dar um novo rumo para a carreira, seja trocando totalmente de profissão, ou quanto à mudança do norte de sua realização profissional.
De modo geral, o Coaching proporcionará aos novos e aos já experientes profissionais, uma forma rápida e assertiva de definir metas e objetivos, realizando planos de ações estratégicos e desenvolvendo as competências necessárias para alcançarem o que desejam. Seguindo assim, uma carreira mais assertiva que atendam suas expectativas pessoais, seus valores, crenças, e sua personalidade.
Texto escrito por: Jose Roberto Marques