Coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.
A palavra Coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas, conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados – Coacher. Por volta de 1830 o termo coach passa a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames.
Em 1831 o termo Coaching foi usado pela primeira vez no âmbito dos esportes. Em 1950 o termo é usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas.
Como funciona o Coaching?
Um processo de Coaching é conduzido por um profissional denominado coach e o seu cliente é intitulado coachee. Coaching pode ser aplicado tanto em âmbito profissional (corporativo, executivo, carreira, por exemplo), como também no desenvolvimento de aspectos da vida pessoal do cliente.
Passo a passo
Depois de escolher a especialidade de seu coach, o cliente apresenta a ele sua necessidade, seu estado atual e o estado desejado, ou seja, as metas que deseja alcançar e que naquele momento, fatores: emocionais; profissionais ou pessoais estão o impossibilitando.
A partir desta definição são realizadas sessões, encontros semanais, quinzenais ou mensais, com duração normalmente de 1 hora e meia, onde o coach trabalha para que seu cliente desenvolva novas competências, habilidades, vença crenças limitadoras, defina suas metas com mais clareza, e através do cumprimento de tarefas, mobilize seus conhecimentos, de forma efetiva, para o alcance rápido e assertivo de seus objetivos de vida e carreira.
Diferente da terapia, que pode ser feita durante anos, o coaching trabalha com processos de desenvolvimento, com início, meio e fim já predefinidos, e por isso, seus resultados são mais acelerados e expressivos. O preço de cada sessão no mercado brasileiro varia entre 100 a 1000 reais, por encontro, e o processo é feito sob total confidencialidade e a profissão está em alta em todo país.
Por: José Roberto Marques