Coaching

Atualmente, percebe-se uma abordagem moderna nas organizações, os negócios tornaram-se dinâmicos demais para permitir que os executivos sejam bem-sucedidos com as antigas premissas rígidas e simplistas.O coaching tem como objetivo ajudar o executivo a construir um caminho individual para a consecução das aspirações pessoais ou organizacionais. Coach, literalmente “técnico” em inglês, é o profissional especializado no processo de desenvolvimento. É o coach que conduz o processo, levando o cliente a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos.

O coaching é uma abordagem comportamental mutuamente benéfica para os indivíduos e às organizações nas quais ou com as quais se relacionam. É um processo estratégico contínuo que agrega valor tanto às pessoas que estão sendo aconselhadas quanto ao resultado financeiro final da organização.

E ainda, é um processo de mudança e de transformação organizacional. Uma mudança organizacional, em última instância, provocada por uma mudança comportamental nos indivíduos. O impacto desse processo é real e tem como resultado a construção de organizações mais saudáveis, uma vez que ajuda as pessoas a alinharem seu potencial e o próprio jeito de pensar, com os valores, pensamento e visão da organização.

Atualmente um coach ajuda uma pessoa à expandir uma aptidão, aumentar a performance ou até a mudar a forma como a pessoa pensa. Os coaches ajudam os aprendizes a crescerem. Eles ajudam as pessoas a verem além do que são hoje para o que elas querem tornar-se amanhã (BELASCO, 2000). Um grande coach fornece apoio, para que o aprendiz possa e consiga enxergar mais longe do que conseguiria por si só. Pode – se dizer que os pais foram os primeiros coaches, pois foram eles que ajudaram a criança a seguir em frente, para um futuro que, então, não conseguia enxergar.

Segundo Chiavenato (2002), coaching é um relacionamento no qual o coach se compromete a apoiar e ajudar o aprendiz, com o objetivo de fazer com que o aprendiz atinja determinado resultado ou seguir determinado caminho, é um relacionamento que produz novas competências, tanto para o aprendiz quanto para o coach, pois o retorno que o cliente proporciona ao coach. Possibilita a produção de novos conhecimentos e novas experiências. O processo oferece feedback realista e apoio (CHIAVENATO, 2002).

Para o mesmo autor, a principal característica do coaching é o valor que ele agrega às partes que interagem entre si. Baseia-se em um vínculo que impulsiona talentos, cria competências e estimula potencialidades. Nessa relação o coach tem o papel de liderar, orientar, aconselhar, treinar, desenvolver, estimular. O coach estimula o aprendiz, enquanto o aprendiz aproveita o estímulo e a direção para aumentar seus conhecimentos, melhorar o que já sabe, aprender coisas novas e aprimorar seu desempenho.

Cabe salientar que a visão de Coaching deve começar com aqueles profissionais no topo da pirâmide. De nada adianta falar em mudança de comportamento, ação, atitude, skills (sabedoria) e competências, se a cúpula da empresa mantém uma mente “envelhecida” e “desbotada”. As verdadeiras mudanças nunca começam nos pés ou nas mãos. Elas se iniciam na cabeça – “mente” – daqueles que estão no alto.

O coach percorre ao lado do cliente todo o caminho, apoiando-o incondicionalmente, encorajando-o e estando com ele para juntos comemorarem as conquistas e vitórias.

Os coaches devem possuir uma forte paixão pelo aprendizado e crescimento e capacidade natural para inspirar as pessoas a atingir novos níveis de desempenho, mudança e motivação (CHIAVENATO, 2002). O coaching bem sucedido consegue realizar a mudança positiva tanto do individuo como do sistema.

Todo coaching é de desenvolvimento, não de respostas, entretanto, as empresas em particular e o mundo estão procurando pessoas hábeis em postos relevantes. Sendo assim, além do desenvolvimento propiciado pelo coaching, é importante que as pessoas se sintam inspiradas a ocuparem esses postos de destaque.

 

BELASCO, J. Apresentação. In: GOLDSMITH, Marshall; LYONS Laurence; FREAS Alyssa. Coaching: o exercício da liderança. Tradução Tradutec. Rio de Janeiro: Elsevier: DBM, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Construção de Talentos: Coaching e Mentoring – as Novas Ferramentas da Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.