Sabemos que escolher nossa carreira, nosso futuro profissional é difícil para todos, ainda mais na adolescência, ocasião em o jovem tem seus hormônios borbulhando, é a descoberta do mundo, das amizades, do grupo de amigos. E, os grupos de amigos também vão auxiliando na definição de sua identidade.
Aliado a isto, temos uma sociedade de consumo voltada para a superficialidade da vida: “Vale mais, quem tem mais!”, assim temos um circulo vicioso com foco no prazer imediato, no consumo do que é agradável. Neste momento efervescente da vida surge a questão da carreira. Quanta informação para a cabeça de um jovem! Se eles vivem em uma sociedade imediatista, consumista, como propor uma antítese de pensamento: pensar no futuro? A capacidade de projetar o futuro ainda é rudimentar. Como então assumir uma escolha profissional?
Neste momento a Psicologia se torna muito oportuna na vida do adolescente já que irá fortalecer a autonomia do pensamento, a busca por respostas e, o mais importante, auxilia na busca por perguntas. Quando se propõe uma atividade com o objetivo de falar sobre carreira, falar sobre futuro, na verdade está se propondo aos adolescentes que eles possam iniciar um trabalho introspectivo de coordenar pensamentos, ouvir sua própria voz e iniciar um processo de reflexão pessoal. Desta maneira será enfatizada a escolha consciente.
A Psicologia tem condições de dar suporte para que cada adolescente sinta-se encorajado e acolhido para expressar-se de forma autêntica, pois toda escolha tem um lado objetivo que envolve questões subjetivas. Assim, esta ciência vem ajudar o sujeito a se conhecer, encontrando suas características pessoais, ferramentas necessárias para lidar com a realidade e as questões da sua história pessoal, firmando-o na construção da sua subjetividade.
Se o processo ocorrer em grupos, maior riqueza de trocas pessoais, seja através de projeções e identificações entre os adolescentes.
Patrícia Ventura
Tags: liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes