Como fazer uma descrição de cargos?

    As maneiras freqüentemente utilizadas para levantar as informações são:

     Método da Observação: É o ato do Analista ir até o local de trabalho e observar o ocupante da função realizando as tarefas. Este modelo permite identificar movimentos, freqüência, complexidade, condições ambientais do local, dificuldades, interferências entre outras informações. Normalmente é utilizado quando o Colaborador não pode parar seu serviço ou quando o Analista durante uma entrevista tem dúvidas do que realmente o ocupante faz e não consegue avaliar a complexidade e importância da função.

Ele é recomendado apenas para as funções operacionais, pois é bastante moroso.

    – Método da EntrevistaO Analista se prepara com informações a respeito do cargo, dos objetivos e características da área onde a função está inserida e pessoalmente questiona o ocupante do cargo a respeito do que ele faz, como ele faz e para que fim ele faz cada tarefa, registrando as respostas em formulário que após a entrevista servirá de base para descrever tecnicamente a Descrição de Cargo.

O Analista neste método deve ter alguns cuidados, a exemplo de informar o entrevistado dos objetivos deste trabalho e da importância de saber o que ele faz, devendo deixá-lo consciente da importância das informações que ele dará e que isso auxiliará a empresa a manter atualizada as responsabilidades de cada pessoa na organização. A Entrevista somente termina quando por várias vezes o Analista questionar o que mais você faz e obter a resposta: já falei tudo o que faço.

    – Método do Questionário: Este método consiste em elaborar uma ferramenta de coleta das informações a respeito do cargo. O Analista deve treinar os responsáveis de todas as áreas da empresa, pois eles que entregarão para as respectivas equipes para que cada um responda o “Inventário da Função”. É solicitado aos líderes de cada área que o Colaborador entregue a ele o “Inventário da Função” preenchido, para validar as informações que apontou, incluindo e excluindo informações e responsabilidades que o Colaborador possa não ter registrado.

Texto retirado do site: www.slideshare.net

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.