Como saber lidar com uma demissão?

Dicas da HR Hunter – Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro:

Como saber lidar com uma demissão?

Para Gerson Correia, sócio da Talent Solution, o fato da empresa experimentar um bom momento atual não é garantia de que não acontecerão mudanças que podem levar a cortes. Celestino alerta que, em determinados casos, algumas áreas podem ser extintas, como quando a Kodak deixou de fabricar filmes fotográficos.

O impacto pode abalar emocionalmente até mesmo o mais equilibrado dos profissionais, mas para os especialistas, aqueles que lidam melhor com as demissões inesperadas são os que estavam preparados. “Depois, pode até se tornar uma coisa boa para o profissional. A situação anterior era cômoda e, com a demissão, ele pôde dar a volta por cima”, explica Correia.

Confira abaixo os passos que podem ajudar nessa preparação:

 

  1. 1.   Mantenha-se atualizado

Leia sobre as notícias do país e do mundo. Para Celestino, uma crise na Grécia pode parecer não ter ligação com a sua carreira, mas ao se informar, o profissional deve observar como está o mercado como um todo. Também é esperado que o profissional busque novos conhecimentos e não deixe de fazer cursos ou se especializar.

 

  1. 2.   Pense fora da caixa

Fique de olho nas oportunidades no mercado e faça conexões. “Uma engenheira de alimentos pode aproveitar que a área de óleo e gás está em alta e focar em empresas que possam ter conexões com essa área ao buscar oportunidades”, ensina Celestino.

 

  1. 3.   Networking

Faça bom proveito dos cafés, almoços, reuniões, congressos e pratique o networking. Para especialistas, o ideal é que os profissionais não se atenham apenas na área que atua e amplie seus grupos de interesse.

 

  1. 4.   Atualize seu currículo

Especialistas são enfáticos quanto à atualização do currículo: deve ser feita constantemente. Não deixe para o momento de crise para acrescentar o que tem feito nos últimos anos.

 

  1. 5.   Poupe

Ao deparar com a perda do emprego, problemas financeiros podem agravar a já complicada situação. Por isso, Correia recomenda que um profissional deva ter uma poupança para uma eventual emergência. Para ele, o ideal é ter um montante reservado para poder ficar até um ano sem trabalhar.

 

  1. 6.   Cuide de suas relações

Para Correia, a perda do emprego pode acabar desestruturando outras partes da vida de um profissional. “Mantenha a situação familiar em ordem, pois em uma eventual crise, os probleminhas ficam ‘gigantes’”, explica.

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.