Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego

A entrevista de emprego é a hora mais importante do processo de seleção, e estar bem preparado é fundamental para que o candidato tenha um bom desempenho perante o selecionador. Mas muitos acabam esquecendo que preparar-se significa realmente planejar o dia da entrevista.

Mas planejar o quê?

Planejar como vai se vestir, o que vai levar, quanto tempo você leva para chegar até a sede. Ter informações sobre a empresa, o seu segmento no mercado. Enfim, estar pronto para o “grande dia”. Esses são os principais pontos que precisam ficar bem claros um ou dois dias antes da data marcada para que não haja surpresas em cima da hora.

Para explicar um pouco de cada um desses pontos de planejamento, conversamos com Rodrigo Portela, consultor de recrutamento de executivos, e Glaucia Santos, consultora de RH, que dão dicas importantes sobre o que fazer antes da entrevista de emprego.

Conheça a empresa: É importante que o entrevistado conheça a empresa para a qual ele está sendo considerado em um processo seletivo, porque ele acaba demonstrando com isso um senso de profissionalismo muito bom. Efetivamente, ele demonstra ser um profissional ligado no mercado, na economia e conhecedor de sua área de atuação. É importante saber também como os profissionais costumam se vestir no dia-a-dia dentro da empresa – isso ajuda no caso de uma dinâmica de grupo, que é um momento mais descontraído do processo. Conhecendo a cultura da organização, o candidato pode ir com um traje mais à vontade, mas, ao mesmo tempo, de acordo com os costumes da empresa.

Saiba qual o local da entrevista: É interessante que o candidato conheça a localização geográfica da empresa, qual é a distância do trabalho ou da sua casa. Enfim, qual é o percurso que terá de ser percorrido para chegar lá – considerando a expectativa de tempo para o trajeto.

Durma cedo: Dormir cedo é outro aspecto que colabora para a boa preparação para uma entrevista. Uma boa noite de sono é muito importante para um bom desempenho no dia seguinte.

Vista-se adequadamente: Em 100% das ocasiões de entrevista você deve estar vestido adequadamente. Homens devem usar terno e gravata. No caso da mulher, alguns conceitos são primordiais – roupas sóbrias, saias não muito curtas, decotes não muito profundos. Transparências devem ser evitadas, maquiagem e jóias pesadas, também.

Materiais de apoio: É interessante que o candidato disponha de instrumentos para que ele faça uma boa entrevista. Depois do conhecimento prévio da empresa, esse candidato pode se municiar de alguns apetrechos, de algumas ferramentas: desde um currículo, um currículo em língua estrangeira, até um portifólio de produtos de trabalhos já realizados. Você deve ter isso consigo, mas só deve ser utilizado na medida que for demandado pelo seu entrevistador.

Não chegue atrasado: A pontualidade, por si só, já é uma medida de profissionalismo. Sem dúvida nenhuma, os candidatos sofrem algum tipo de análise com relação ao cumprimento de horários (ou não). É um dos elementos iniciais que o entrevistador acaba colhendo nas entrevistas. Mas o mais importante é chegar com tempo suficiente para se acalmar, colocar as idéias no lugar e ficar tranqüilo, com a capacidade de expor as suas idéias, as suas realizações, sem sofrer qualquer tipo de efeito de um trânsito demorado ou atraso no horário.

Texto escrito por Viviane Macedo

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.