Como utilizar o Assessment com êxito

Assessment tem sido utilizado normalmente no Brasil em empresas de médio e grande portes para profissionais de nível executivo, de chefia ou técnicos especializados em processos de:

  • Seleção, promoção e retenção de talentos;
  • Diagnóstico (identificação de necessidades de Treinamento e Desenvolvimento);
  • Desenvolvimento (elevação dos skills através de simulações).

Existem elementos-chave que devem ser considerados na realização de um Assessment. Listamos a seguir alguns destes, considerados cruciais para o sucesso da aplicação deste método:

  • Detalhamento dos comportamentos/competências relevantes para as funções analisadas ou previstas, classificados segundo o propósito do Assessment.
  • As técnicas selecionadas devem ser baseadas nas funções analisadas e nas competências do negócio da sua empresa.
  • Uso de múltiplas técnicas, incluindo simulações.
  • Participação de vários consultores (observadores), treinados e cientes dos comportamentos a serem observados e da escala de mensuração.
  • Métodos sistematizados de registro dos comportamentos, sobretudo discriminados na freqüência, amplitude e qualidade destes.
  • Integração precisa do pool de informações, das observações e das técnicas utilizadas, do consenso das discussões e dos processos estatísticos de mensuração dos resultados dos jogos e simulações.

Em virtude disso, é importante considerarmos dois aspectos fundamentais na aplicação do Assessment Center / Talent Pool: a definição da equipe de observadores e a escolha das técnicas a serem utilizadas.

A equipe de avaliadores normalmente é constituída por profissionais da área de Recursos Humanos que devem ter como atributos prévios serem empáticos, detentores de conhecimento do comportamento humano, visão global do negócio da empresa. Em alguns casos aconselha-se a contratação de um consultor externo e experiente na ferramenta, objetivando-se principalmente a aplicação para os níveis executivos com maiores possibilidades de isenção de viés, bem como para o treinamento de avaliadores internos na empresa, a introdução de novas tecnologias e muitas vezes a elaboração do planejamento estratégico desta ferramenta na empresa.

As técnicas de avaliação mais tipicamente utilizadas são os exercícios de planejamento e tomada de decisões (in basket, scheduling and planning exercises), análise de situações simuladas, apresentação oral, jogos de empresa, avaliação 360 graus, discussões grupais voltadas a comando e negociação, entrevistas por competência.

Em algumas situações e para determinados níveis hierárquicos podem ser utilizadas técnicas de avaliação individualizadas e softwares de análise comportamental sem os dados de interação grupal.

Fonte: Sandra Moreira / Consultora do Instituto MVC

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.