Condições de trabalho e qualidade de vida

O termo Qualidade de Vida no Trabalho surgiu em 1950 com estudo de Eric Trist, para designar experiências calcadas na relação indivíduo-trabalho-organização, com base na reestruturação da tarefa, para deixar o trabalho menos árduo, cansativo e monótono.

O tema Qualidade de Vida no Trabalho vem, a cada dia, ganhando destaque nos meios acadêmico e organizacional. Os programas de Qualidade de Vida e Promoção da Saúde nos ambientes de trabalho estão se tornando parte integrante da cultura organizacional, sendo discutidos nos últimos anos do ponto de vista do indivíduo, organização e sociedade. Tal preocupação deve-se em parte, pelo reconhecimento da importância de se conciliar condições de trabalho e qualidade de vida.

O termo Qualidade de Vida no Trabalho pode ser conceituado como um conjunto de ações adotadas por uma empresa, que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, com intuito de propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.
No entanto, somente de alguns anos para cá que esta abordagem tem sido
efetivamente aplicada à situação de trabalho, antes os aspectos abordados eram através de estudos de motivação, de fatores ambientais, ergonômicos e de satisfação no trabalho”.

Desta forma, há uma visão limitada, tanto do aspecto interno da organização como também a de que o homem tende a ser enfocado apenas como um ser produtivo, sendo deixado de lado aspectos que o analisam do ponto de vista do ser humano total, não limitado ao ambiente organizacional mas, principalmente, extrapolando para o ambiente externo que abrange, entre outros aspectos, a família, os amigos, e as atividades culturais e sociais, lazer e religião.
A nova visão de Recursos Humanos nos leva a defender a extrapolação do conceito de Qualidade de Vida no Trabalho, para uma abordagem mais ampla, capaz de integrar os ambientes internos e externos da organização, para uma efetiva qualidade de vida do indivíduo e do grupo, dentro e fora do trabalho. A nova abordagem conceitual de Qualidade de Vida no Trabalho propõe uma visão ampla e integrada, ou seja, uma visão holística do ser humano, diferente da visão tradicional que analisa o ser humano de uma forma desmembrada.

No atual ambiente competitivo, atentar para a QVT deixou de ser uma simples prática salutar direcionada para o recurso humano da empresa, para algo extremamente necessário onde as organizações necessitam de uma força de trabalho saudável, motivada e preparada para a competição. Neste sentido, é necessário que a organização responda à demanda de seus funcionários em relação à melhoria de Qualidade de Vida no Trabalho.

Tags: pesquisa de clima qualidade de vida liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.