O comportamento nos processos de Recrutamento e Seleção e nas reuniões seguem alguns princípios….vamos saber quais são?
As reuniões de negócio, as entrevistas de emprego formalizadas nos processos de Recrutamento e Seleção são sempre boas para o profissional expor o seu comportamento.
Há algumas regras básicas a serem seguidas como:
· Não se atrasar;
· Usar roupas formais;
· Memorizar o nome das pessoas presentes na reunião;
· Utilizar a forma de tratamento mais adequada (Senhor, Senhora, Doutor, etc.);
· Sentar-se de maneira correta;
· Evitar expressões ou gestos bruscos;
· Evitar falar sobre assuntos pessoais;
· Focar no tema da reunião;
· Responder as perguntas e expor suas idéias quando tiver certeza do assunto;
· Cuidar para que ninguém sinta que está impondo algo;
· Estar preparado para ouvir as idéias de todos;
· Planejar o que vai falar;
· Respeitar o cronograma previsto;
· Não utilizar ou deixar o celular ligado;
· Caso a reunião comece atrasada, explique que precisará sair um pouco antes.
A troca de cartões em geral é feita no inicio da reunião. Uma prática comum é deixá-los à vista, caso o nome de uns dos participantes lhe escape. Quando o encontro é informal, os cartões são trocados ao fim da reunião. A troca de cartões deve acontecer quando houver interesse para um contato futuro e jamais deve ser feita quando estiverem comendo.
Eventos empresariais também exigem moderação
Em eventos promovidos pela empresa, o cuidado deve ser praticamente o mesmo do dia-a-dia no trabalho. Apesar de o ambiente ser mais descontraído, o profissional não deve achar que é diversão, evitando assim os excessos, como informalidade demais, falar alto, beber demais, entre outros. “Normalmente para almoço de negócios, caso você esteja convidando, o ideal é sempre perguntar ao convidado se ele tem alguma preferência. Caso contrário procure um bom restaurante à la carte, com uma boa variedade de pratos, pois agradam todos os gostos”, comenta uma Consultora de RH.
Fechando negócios em qualquer lugar
Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas apostam em um bom atendimento para fechamento de negócios importantes. A eficiência e a elegância estão em alta. Com isso a etiqueta corporativa virou uma questão de sobrevivência social e profissional.
Um erro, ou distração, comum entre os profissionais é achar que a etiqueta corporativa só se limita ao país ou cidade onde a empresa está inserida. Entretanto a forma de negociar varia de país para país e até de cidade para cidade. Por isso, o profissional deve estudar os costumes locais e a maneira que os anfitriões agem em reuniões de negócios para não cometer nenhuma gafe.
Dica
O livro “Nem só de marketing… Postura e comportamento no mundo corporativo”, escrito por Roberto Teixeira da Costa e Susanna Sancovsky, revela gafes e deslizes que podem atrapalhar o fechamento de um negócio importante. No livro é destacado o costume que certos brasileiros têm de adiar projetos, atrasos e improvisos que acabam impedindo certas negociações com estrangeiros.
Saber como agir em diferentes situações do dia-a-dia, como a hora certa de falar e escutar fazem parte da etiqueta profissional. Essas pequenas “regras” fazem a imagem do profissional se destacar e assim ser valorizada.
Texto adaptado pela HR Hunter