O jeito de falar ao telefone pode incomodar quem ouve…imagine se é no primeiro contato em um processo de Recrutamento e Seleção, sendo convocado para entrevista?
Algumas pessoas são de natureza acolhedora e simpática, mas quando abrem a boca acabam acarretando para si toda sorte de antipatias, até de quem nunca as viu pela frente.
Sem saber o motivo, pessoas que falam duro demais ou deixam transparecer através da voz rispidez ou impaciência podem acabar passando por chatas, arbitrárias e grosseiras, mesmo sem ter a intenção de fazê-lo. Imagina se o Recrutador, que no processo de Recrutamento e Seleção percebe isso. O que você acha que pode acontecer?
Eu mesma fui surpreendida duas vezes no mesmo dia com telefonemas de pessoas diferentes, num eu precisava de uma informação e no outro eu deveria dar a informação. Para resumir a história, dei de ouvidos com duas pessoas que devem ser almas divinas, mas pouco delicadas na maneira de falar.
Para a pessoa à quem eu estava pedindo a informação pude abrir o coração e perguntar: “Porque você está brava comigo, nós mal nos conhecemos!” e como resposta ouvi: “Eu não tenho nada é só o meu jeito de falar, tenho um pé em família italiana.” Como se isso bastasse para que meus ouvidos deixassem de registrar o tratamento estranho.
Infelizmente, para a pessoa que me procurou pedindo a informação nada pude falar, mas fiquei mal impressionada. Para resumir a história, o importante é dar uma checada no jeito como nos dirigimos às pessoas que não nos conhecem.
Para quem não acredita, é possível perder um cliente no primeiro telefonema simplesmente porque não fomos cautelosos com o ouvido alheio ou até mesmo uma oportunidade de trabalho ou emprego.
As pessoas que têm no jeito de falar influência de países cuja entonação é mais dura ou ríspida o cuidado na hora de falar ao telefone deverá ser redobrado. Por muito pouco podemos ser confundidos com pessoas mal educadas ou o pior que não estão com vontade de trabalhar.
Texto adaptado pela HR Hunter